sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Hora do Conto com o ATL da SCMPenela

O ATL da Santa Casa da Misericórdia de Penela esteve na Biblioteca Municipal, no dia 18 de dezembro, para uma HORA DO CONTO.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

PENELA PRESÉPIO 2012


PENELA PRESÉPIO, com mais encanto e maior fascínio!

De 8 de Dezembro de 2012 a 6 de Janeiro de 2013, vai decorrer a VI edição do PENELA PRESÉPIO.

Além do presépio da autoria de Jaime Roxo – que se estende por 600 metros quadrados e expõe mais de 120 figuras animadas no castelo de Penela, os visitantes poderão surpreender-se com várias outras atividades: o Presépio ao Vivo e a Granja da Bicharada são algumas, dentre outras, das múltiplas atividades destinadas a proporcionar muita animação e alegria, especialmente aos mais novos.
A surpreender os visitantes, lá estará ainda, o Mercadinho de Natal, com uma variada oferta de artesanato local e produtos típicos da região, todos eles provenientes de uma agricultura tradicional, familiar e biológica.
A salientar, ainda, um roteiro de presépios, dos mais tradicionais aos mais alternativos, com destaque para o grandioso Presépio Tradicional do Espinhal.

PROGRAMA DE INAUGURAÇÃO (8 de Dezembro, sábado)
11h00 – Sessão de Abertura, na Igreja da Misericórdia
11h30 – Visita aos Presépios , no Castelo de Penela
12h00 – Visita ao Presépio Tradicional do Espinhal na Quinta do Castelo


HORÁRIOS:

Maior Presépio Animado de Portugal

De 2ª a 6ª feira, 10h-12h30, 14h-19h

Fins-de-semana e feriados, das 10h às 19h
Local : Castelo de Penela

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

São Martinho


Viajar nos contos ...


Foi no dia 3 de novembro.
As nossas viagens: "O menino da lua" de Alice Vieira (conto tradicional português) e, "Porque é que existem tantas pedras no fundo dos rios?" (conto tradicional do Chade) - numa versão para Kamishibai.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Halloween 2012


                                Artimanhas com bruxas e feiticeiros na literatura.
                                Um pretexto para a leitura na Biblioteca Municipal de Penela

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Projeto SOPHIA - Itinerâncias pelas Escolas e Jardins de Infância


O Projecto SOPHIA - Programa da Biblioteca Municipal de Penela que visa a promoção do livro entre os mais novos -  está de volta! Assim, mensalmente, a biblioteca vai ás Escolas do 1º CEB e Jardins de Infância do Município levando livros e histórias para contar ...

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Seminário Permanente de História Local e Regional



É já no próximo sábado - 27 de Outubro, pelas 15H30 - mais um Seminário Permanente, desta vez, sob o tema "Villa Romana do Rabaçal, Penela, Portugal: Um Centro na Periferia do Império e do Território da Civitas de Conímbriga" pelo Doutor Miguel Pessoa.

sábado, 29 de setembro de 2012

VI aniversário da Biblioteca Municipal de Penela

A comemorar o VI aniversário da Biblioteca Municipal de Penela hoje - 29 de Setembro - Carlos Marques e Ana Sofia Paiva cantam e contam lengalengas da tradição oral num espetáculo com forte componente musical e interativa entre cantadores e espetadores. Não perca!!!

HORA DO CONTO PARA PAIS E FILHOS
17H00 na Biblioteca Municipal de Penela


HORA DO CONTO PARA ADULTOS
21h30 na Feira do Livro




sexta-feira, 28 de setembro de 2012

FEIRA DO LIVRO 2012

Inserida nas festas do concelho e tradicional Feira de São Miguel (Feira das Nozes) está já a decorrer, desde ontem e, até ao próximo dia 2 de outubro, no Pavilhão Multiusos, a FEIRA DO LIVRO - uma iniciativa que visa a promoção do livro e da leitura. Para além de poder adquirir livros a preços promocionais, irá ter um vasto programa de animação com várias sessões de contos.

HORÁRIO DA FEIRA DO LIVRO 2012

27de setembro (5ª feira) - 10H00 - 17H30

28 de setembro (6ª feira) - 10H00 – 23H00

29 de setembro (Sábado) - 14H00 – 23H00

30 de setembro (Domingo) – 11H30 – 23H00

1 e 2 de outubro (2ª e 3ª feira)  – 10H00 – 17H30

Começaram a visitar a feira os alunos do Agupamento de Escolas Infante D. Pedro.
 A animação com sessões de contos pelo Contador convidado Carlos Marques.


terça-feira, 31 de julho de 2012

FLUVIOTECA - A Biblioteca Municipal na Praia Fluvial da Louçaínha

A Biblioteca Municipal de Penela está na Praia Fluvial da Louçaínha, aos sábados, domingos e feriados (durante a tarde).
Temos jornais, revistas e livros!
Mergulhe, também, na leitura!

sexta-feira, 29 de junho de 2012

HORÁRIO DE VERÃO

A Biblioteca Municipal de Penela, irá funcionar, a partir de 2 de julho, próxima segunda-feira, com o horário de verão.
A reter: de segunda a sexta-feira: 10h30 - 18h30
             sábados: 14h00 - 18h30
Encerramos ao domingo.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

II Encontro Rural RePort


O CEHLR - Centro de Estudos de História Local e Regional – Salvador Dias Arnaut, nos próximos dias 29 e 30 de junho vai acolher o II Encontro Rural RePort – Rede de História Rural em Português que será subordinado ao tema central “Modalidades de acesso à terra: instituições e relações sociais”.

terça-feira, 12 de junho de 2012

PRAIA FLUVIAL DA LOUÇAÍNHA - Época balnear 2012



Hoje, pelas 11H30, foi a Cerimónia Oficial "Louçaínha – Hastear das Bandeiras Azul 2012, Qualidade de Ouro 2012 e Praia Acessível", marcando, assim, o arranque de mais uma época balnear para este verão. 

sexta-feira, 25 de maio de 2012

CASPIRRO - Teatro com História


"CASPIRRO - TEATRO COM HISTÓRIA"
Projeto  "CASPIRRO - TEATRO COM HISTÓRIA", promovido pelo Município de Penela, sob coordenação da Razões Poéticas e com a participação imprescindível de um grande número de entidades: ESEC, ARCA-EAC, Universidade de Coimbra, Encerrado para obras, ESECTV...
OProjeto assenta em três dinâmicas: um espetáculo de história teatralizada, um conjunto de ateliês pedagógicos para públicos com diferentes idades (dos 6 aos 15 anos) e uma exposição de enquadramento!

CASPIRRO
Espetáculo de teatro criado especialmente para o Castelo de Penela envolvendo na sua construção quase uma centena de alunos do ensino secundário e superior (ARCA-EAC / ESEC) a partir de um guião original inspirado na crise de 1383-85 e no episódio que opôs, em terras de Penela, o herói Caspirro a D. João Afonso Telo, senhor da vila e partidário de D. Leonor, de que viria a resultar o apoio da Vila ao Mestre de Avis nas cortes que o aclamaram como Rei de Portugal. Um pretexto para, de modo lúdico e criativo, usufruirmos do nosso património e relermos a História refletindo, através do Teatro, sobre as causas e soluções de questões que permanecem atuais: a soberania, a crise económico-social, a afirmação de valores identitários.

ATELIÊS PEDAGÓGICOS
Atividades lúdico-pedagógicas para jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos com o objetivo de suscitar o gosto pelo estudo do passado, promover o conhecimento da história local e nacional, estimular o gosto pela descoberta e incentivar o interesse pelo património.

EXPOSIÇÃO
Exposição de enquadramento: o espaço, o tempo e a história. Enquadramento ao Castelo de Penela (reconstituição de maquetas de castelos, com coordenação da Dra. Marta Simões da Universidade de Coimbra e orientação dos Professores do curso de Design de Interior e Exterior da ARCA). Enquadramento histórico à crise de 1383-1385, entre outros. Enquadramento ao espetáculo teatral (construção de figurinos, por exemplo).

Feira Medieval em Penela - 2012


quarta-feira, 23 de maio de 2012

Seminário Permanente de História Local e Regional - maio



"Senhores de Penela em tempos antigos" – o tema para mais um Seminário Permanente de História Local e Regional a realizar-se no próximo sábado, 26 de Maio, pelas 15h30. Será proferido pelo Doutor Saul Gomes e terá lugar no Centro de Estudos de História Local e Regional Professor Salvador Dias Arnaut como habitualmente. 

sexta-feira, 11 de maio de 2012

sábado, 28 de abril de 2012

MERCADO DO QUEIJO E DOS ROMANOS

Enquanto está a decorrer a 1ª Jornada de Laticínios, anunciamos já para amanhã - 29 de abril - o MERCADO DO QUEIJO E DOS ROMANOS. Do evento destacamos as Oficinas Infantis e do Fabrico do Queijo e, ainda, o espaço para o XII Festival de Folclore.
Visite a Villa Romana do Rabaçal - Estação Arqueológica!

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Jornadas Práticas de Laticínios - RABAÇAL

Amanhã, 28 de abril, no Centro Social Polivalente do Rabaçal.

Seminário Permanente de História Local e Regional


Seminário permanente de abril - 2012
Decorre amanhã, pelas 15h30, no Centro de Estudos de História Local e Regional Professor Salvador Dias Arnaut, o Seminário Permanente de História Local e Regional.
A palestra, proferida pela Doutora Luísa Trindade, intitula-se: "Castelos medievais: função e imaginário na construção de um património ativo.”

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Exposição temporária “QUEIJO RABAÇAL – sabor e aroma de Sicó – do acincho à mesa”


Encontra-se patente ao público no átrio da Biblioteca Municipal de Penela uma exposição temporária do Espaço-Museu do Rabaçal, subordinada ao tema “Queijo Rabaçal – sabor e aroma de Sicó – do acincho à mesa”.
Esta exposição compõe-se com parte de fundo documental local da biblioteca municipal sobre a Villa Romana do Rabaçal no seu enquadramento arqueológico e sobre o queijo denominado Rabaçal produto endógeno importante na economia do Concelho. Poderá, ainda, admirar um conjunto de fotografias inéditas de Delfim Ferreira. 
Em destaque:
O catálogo, da autoria de Miguel Pessoa e Lino Rodrigo e com design gráfico de José Luís Madeira, integra um texto descritivo da concepção museológica, com museografia de João Pocinho, organizada em três núcleos: I. Acincho; II. Confecção do queijo, nos Patões, Rabaçal; III. Importância do queijo do Rabaçal: respigos de documentação escrita e oral. No Núcleo II, é de destacar o conjunto de sete fotografias inéditas, a claro e escuro, de Delfim Ferreira, datadas de 1985. Nesta edição constam ainda um texto introdutório do Presidente da Câmara Municipal de Penela, um glossário e bibliografia de referência.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor

"Um dia, abrindo o livro, li as últimas páginas como se fossem as primeiras: as páginas de terra como se fossem as de água, e  as suas linha brancas como se trouxessem a mancha vermelha de um sangue de sílabas rasgadas." Nuno Júdice

sexta-feira, 20 de abril de 2012

DIA MUNDIAL DO LIVRO 2012


23 de abril

Cruzando em 2012 o Dia Mundial do Livro com o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, a DGLB apresenta duas propostas de campanhas/passatempos para assinalar esta data.
O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Como tem sido habitual, a DGLB associa-se a este dia promovendo a edição de um cartaz e solicitando às Bibliotecas Municipais que se tornem parceiras no desenvolvimento de alguns projetos. 





quarta-feira, 18 de abril de 2012

ANTERO DE QUENTAL, 1842-1891

Hoje - 170º Aniversário!

Antero de Quental nasceu em Ponta Delgada, no arquipélago dos Açores, em 1842, e foi um dos nomes incontornáveis da chamada Geração de 70, ou Geração de Coimbra, tendo-se tornado uma das figuras mais marcantes da literatura e política da segunda metade do século XIX em Portugal.  

terça-feira, 27 de março de 2012

DIA MUNDIAL DO TEATRO

Mensagem do Dia Mundial do Teatro 2012 por John Malkovich

Fico honrado por o ITI – Instituto Internacional do Teatro me ter pedido para fazer este discurso comemorativo do 50º aniversário do Dia Mundial do Teatro. Vou então dirigir estes breves comentários aos meus companheiros de teatro, meus pares e meus camaradas.

Que o vosso trabalho possa ser apaixonante e original. Que ele possa ser profundo, comovente, contemplativo, e único. Que ele nos ajude a reflectir sobre a questão do que significa ser humano, e que esta reflexão seja guiada pelo coração, sinceridade, candura, e charme. Que consigam ultrapassar a adversidade, a censura, a pobreza e o niilismo, que muitos de entre vós serão obrigados a enfrentar. Que sejam abençoados com o talento e rigor para nos ensinar sobre o batimento do coração humano, em toda a sua complexidade, e com a humildade e curiosidade que faça disto o trabalho da vossa vida. E que o melhor de vós próprios – porque só poderá ser o melhor de vós próprios , e mesmo assim apenas em raros e breves momentos – consiga definir a mais fundamental questão “como vivemos nós?”

segunda-feira, 26 de março de 2012

Concurso Nacional "FAÇA LÁ UM POEMA"

Mariana Rodrigues Marques, da turma C do 3.º ano de Penela, aluna da professora Margarida do Rosário ficou em 3.º lugar, a nível nacional, no concurso "Faça Lá Um Poema" da organização do Plano Nacional de Leitura, com o poema “Bola de sabão”.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu no passado Sábado, dia 24 de Março, no pequeno auditório do CCB, Lisboa, e contou com a presença do ministro da Educação, Prof. Nuno Crato, dos professores Fernando Pinto do Amaral, Eduardo Lourenço, Guilherme de Oliveira Martins e do Dr. Vasco Graça Moura. A nossa jovem poetisa, Mariana Rodrigues recebeu o prémio aplaudida quer pelos apoiantes dos candidatos, quer pelo público em geral.

No intuito de incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia, o Plano Nacional de Leitura e o Centro Cultural de Belém, numa iniciativa conjunta, convidaram todas as escolas do país, públicas ou privadas, do 1.º Ciclo ao Ensino Secundário, a participar no Concurso de Poesia - Faça lá um Poema.

A concurso foram cerca de 750 poemas, ingressando o desafio com alma e coração, e engrandecendo o nome do Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro, o poema da Mariana Marques ficou entre os três melhores do país, uma prova que em Penela há poetas.


Bola de sabão

Plic...Plac...
Plic...Plac!
Sonha, sonha a Manuela
Com a bola de sabão,
Que flutua no seu coração.

Plic...Plac...
Plic...Plac!
Faz a bola de sabão
Ao rebentar no vidro da janela,
Ao rebentar na sua mão.

Plic...Plac...
Plic...Plac!
- Mas como ser bola de sabão?
Ai ! Não sei não!

Plic...Plac...
Plic...Plac!
Arranjou a Manuela
Outra maneira de viver...
Aprendeu a brincar com o que sonhava ser.


Mariana Rodrigues Marques

quarta-feira, 21 de março de 2012

DIA MUNDIAL DA POESIA

COMEMORAÇÃO DO DIA DA ÁRVORE, DA NATUREZA E DA POESIA
21 e 22 de março (hoje e amanhã) na Villa Romana do Rabaçal, os alunos das Escolas e Jardins-de-Infância do concelho de Penela festejam juntos a Natureza e a Poesia.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Dia do PAI

( Excerto de um poema de Florbela Espanca e Ilustração de Sofia Lucas para o livro "Um Pequeno Conto de Amor" de José Santana).

quinta-feira, 8 de março de 2012

DIa Internacional da Mulher

No DIA INTERNACIONAL DA MULHER, a Biblioteca Municipal de Penela expõe livros que refletem a realidade das mulheres de Ontem e de Hoje!

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Projeto SOPHIA - Itinerâncias em fevereiro

"Um farol só meu"
Texto e ilustração de Chico
Ed. Ambar
e, ainda, um conto tradicional "Razão porque a água do mar é salgada" foram as leituras escolhidas para as itinerâncias de fevereiro às escolas e jardins-de-infância do concelho.
Leitura puxa leitura ... toca a ler!

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

BIBLIOTECA DIGITAL DA ZONA NORTE DO PINHAL INTERIOR


A Biblioteca Municipal de Penela está a reunir documentos para uma candidatura integrada num projeto intermunicipal liderado pela CIMPIN (Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Norte) para a criação de uma Biblioteca Digital da Zona do Pinhal Interior Norte.
Destes documentos fazem parte, entre outros, fotografias, postais, mapas, livros, jornais, panfletos e cartazes anteriores a 1980. Vimos pois solicitar que nos disponibilizem todos os documentos que possam retratar a história do concelho, bem como as tradições, os usos e costumes das povoações que o constituem.
Se houver conhecimento de outros documentos, nomeadamente jornais editados ou livros publicados por pessoas aqui nascidas e, ainda, panfletos, cartazes de romarias, registos sonoros, recolhas orais e registos videográficos que pelo seu interesse para a memória histórica se justifiquem, agradecemos o seu empréstimo mediante um protocolo de empréstimo a ser estabelecido entre a autarquia e o detentor desses documentos. Agradecemos uma resposta se possível até dia 9 de Março para que possamos referenciar os documentos disponíveis que constituirão a supra referida biblioteca.
Para qualquer esclarecimento, contatar a Biblioteca Municipal

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Grupo de Trabalho dos Bibliotecários da Zona Norte do Pinhal Interior


Foi recentemente criado o Grupo de Trabalho dos Bibliotecários da Zona do Pinhal Interior Norte. Integrando a Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Norte (CIMPIM) este grupo é constituído por 14 bibliotecários que representam as bibliotecas públicas dos municípios de Ansião, Alvaiázere, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande, Góis, Pampilhosa da Serra, Arganil, Penela, Tábua, Vila Nova de Poiares, Oliveira do Hospital, Miranda do Corvo e Lousã.
Dos objectivos destacam-se:
- Dar voz às bibliotecas intervenientes, numa troca de experiências que evidenciam ora as fragilidades ora os êxitos e, em conjunto, possam encontrar mais e melhores soluções para problemas comuns com vista a melhorar os serviços que prestam atualmente à comunidade.
- Dar cumprimento aos objetivos inerentes às bibliotecas públicas, e definidos em recomendações e diretrizes emanados quer por organismos nacionais (DGLB) quer por organismos internacionais (IFLA e UNESCO).
- Apresentar e desenvolver projetos que contribuam para o desenvolvimento integrado e sustentado do Pinhal Interior Norte no domínio sócio-cultural.
Foi já equacionado como primeiro projeto, a criação duma Biblioteca Digital do Pinhal Interior Norte. Este projeto será objeto de uma candidatura a financiamento estando neste momento os responsáveis pelas bibliotecas a reunir todo o fundo local e ou informação da sua localização até 1980, quer das autarquias, quer de instituições e particulares para posterior tratamento digital.
Esta nova Biblioteca dará certamente maior visibilidade a todos os concelhos na medida em que toda a história local estará disponível numa plataforma online para consulta além da importância que poderá ter na preservação e divulgação dos documentos.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

David Mourão-Ferreira - 1927-1996



A 24 de Fevereiro de 1927, nasce, em Lisboa, o escritor, poeta e professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, David Mourão-Ferreira.
Fica a homenagem e um poema:


Noite Apressada
Era uma noite apressada
depois de um dia tão lento.
Era uma rosa encarnada
aberta nesse momento.
Era uma boca fechada
sob a mordaça de um lenço.
Era afinal quase nada,
e tudo parecia imenso!
Imensa, a casa perdida
no meio do vendaval;
imensa, a linha da vida
no seu desenho mortal;
imensa, na despedida,
a certeza do final.
Era uma haste inclinada
sob o capricho do vento.
Era a minh'alma, dobrada,
dentro do teu pensamento.
Era uma igreja assaltada,
mas que cheirava a incenso.
Era afinal quase nada,
e tudo parecia imenso!
Imensa, a luz proibida
no centro da catedral;
imensa, a voz diluída
além do bem e do mal;
imensa, por toda a vida,
uma descrença total!
David Mourão-Ferreira, in "À Guitarra e à Viola"

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Seminário Permanente de História Local e Regional - 25 de fevereiro


No próximo sábado, 25 de fevereiro, pelas 15h30, tem lugar mais um Seminário no Centro de Estudos de História Local e Regional - Salvador Dias Arnaut, desta vez, subordinado ao tema "A Vila de Penela: Território e Poderes"
Resumo: Datado de 1137, o foral lavrado por ordem de D. Afonso Henriques concedeu à vila de Penela o estatuto de concelho que ainda hoje desfruta. Serão objecto de análise neste seminário os seguintes aspectos: os forais e o estabelecimento dos limites do concelho; as diversas circunscrições administrativas seculares e eclesiásticas; os senhores de Penela, destacando-se os Duques de Aveiro.
Cristóvão Mata é mestrando da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, dedicando-se a um projecto de investigação que tem como objectivo o estudo das elites da governança da Vila de Penela na Época Moderna.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012