segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Grupo de Trabalho dos Bibliotecários da Zona Norte do Pinhal Interior


Foi recentemente criado o Grupo de Trabalho dos Bibliotecários da Zona do Pinhal Interior Norte. Integrando a Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Norte (CIMPIM) este grupo é constituído por 14 bibliotecários que representam as bibliotecas públicas dos municípios de Ansião, Alvaiázere, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande, Góis, Pampilhosa da Serra, Arganil, Penela, Tábua, Vila Nova de Poiares, Oliveira do Hospital, Miranda do Corvo e Lousã.
Dos objectivos destacam-se:
- Dar voz às bibliotecas intervenientes, numa troca de experiências que evidenciam ora as fragilidades ora os êxitos e, em conjunto, possam encontrar mais e melhores soluções para problemas comuns com vista a melhorar os serviços que prestam atualmente à comunidade.
- Dar cumprimento aos objetivos inerentes às bibliotecas públicas, e definidos em recomendações e diretrizes emanados quer por organismos nacionais (DGLB) quer por organismos internacionais (IFLA e UNESCO).
- Apresentar e desenvolver projetos que contribuam para o desenvolvimento integrado e sustentado do Pinhal Interior Norte no domínio sócio-cultural.
Foi já equacionado como primeiro projeto, a criação duma Biblioteca Digital do Pinhal Interior Norte. Este projeto será objeto de uma candidatura a financiamento estando neste momento os responsáveis pelas bibliotecas a reunir todo o fundo local e ou informação da sua localização até 1980, quer das autarquias, quer de instituições e particulares para posterior tratamento digital.
Esta nova Biblioteca dará certamente maior visibilidade a todos os concelhos na medida em que toda a história local estará disponível numa plataforma online para consulta além da importância que poderá ter na preservação e divulgação dos documentos.

Sem comentários: