sexta-feira, 25 de maio de 2012

CASPIRRO - Teatro com História


"CASPIRRO - TEATRO COM HISTÓRIA"
Projeto  "CASPIRRO - TEATRO COM HISTÓRIA", promovido pelo Município de Penela, sob coordenação da Razões Poéticas e com a participação imprescindível de um grande número de entidades: ESEC, ARCA-EAC, Universidade de Coimbra, Encerrado para obras, ESECTV...
OProjeto assenta em três dinâmicas: um espetáculo de história teatralizada, um conjunto de ateliês pedagógicos para públicos com diferentes idades (dos 6 aos 15 anos) e uma exposição de enquadramento!

CASPIRRO
Espetáculo de teatro criado especialmente para o Castelo de Penela envolvendo na sua construção quase uma centena de alunos do ensino secundário e superior (ARCA-EAC / ESEC) a partir de um guião original inspirado na crise de 1383-85 e no episódio que opôs, em terras de Penela, o herói Caspirro a D. João Afonso Telo, senhor da vila e partidário de D. Leonor, de que viria a resultar o apoio da Vila ao Mestre de Avis nas cortes que o aclamaram como Rei de Portugal. Um pretexto para, de modo lúdico e criativo, usufruirmos do nosso património e relermos a História refletindo, através do Teatro, sobre as causas e soluções de questões que permanecem atuais: a soberania, a crise económico-social, a afirmação de valores identitários.

ATELIÊS PEDAGÓGICOS
Atividades lúdico-pedagógicas para jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos com o objetivo de suscitar o gosto pelo estudo do passado, promover o conhecimento da história local e nacional, estimular o gosto pela descoberta e incentivar o interesse pelo património.

EXPOSIÇÃO
Exposição de enquadramento: o espaço, o tempo e a história. Enquadramento ao Castelo de Penela (reconstituição de maquetas de castelos, com coordenação da Dra. Marta Simões da Universidade de Coimbra e orientação dos Professores do curso de Design de Interior e Exterior da ARCA). Enquadramento histórico à crise de 1383-1385, entre outros. Enquadramento ao espetáculo teatral (construção de figurinos, por exemplo).

Sem comentários: