quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Projeto SOPHIA - Itinerâncias em fevereiro

"Um farol só meu"
Texto e ilustração de Chico
Ed. Ambar
e, ainda, um conto tradicional "Razão porque a água do mar é salgada" foram as leituras escolhidas para as itinerâncias de fevereiro às escolas e jardins-de-infância do concelho.
Leitura puxa leitura ... toca a ler!

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

BIBLIOTECA DIGITAL DA ZONA NORTE DO PINHAL INTERIOR


A Biblioteca Municipal de Penela está a reunir documentos para uma candidatura integrada num projeto intermunicipal liderado pela CIMPIN (Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Norte) para a criação de uma Biblioteca Digital da Zona do Pinhal Interior Norte.
Destes documentos fazem parte, entre outros, fotografias, postais, mapas, livros, jornais, panfletos e cartazes anteriores a 1980. Vimos pois solicitar que nos disponibilizem todos os documentos que possam retratar a história do concelho, bem como as tradições, os usos e costumes das povoações que o constituem.
Se houver conhecimento de outros documentos, nomeadamente jornais editados ou livros publicados por pessoas aqui nascidas e, ainda, panfletos, cartazes de romarias, registos sonoros, recolhas orais e registos videográficos que pelo seu interesse para a memória histórica se justifiquem, agradecemos o seu empréstimo mediante um protocolo de empréstimo a ser estabelecido entre a autarquia e o detentor desses documentos. Agradecemos uma resposta se possível até dia 9 de Março para que possamos referenciar os documentos disponíveis que constituirão a supra referida biblioteca.
Para qualquer esclarecimento, contatar a Biblioteca Municipal

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Grupo de Trabalho dos Bibliotecários da Zona Norte do Pinhal Interior


Foi recentemente criado o Grupo de Trabalho dos Bibliotecários da Zona do Pinhal Interior Norte. Integrando a Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Norte (CIMPIM) este grupo é constituído por 14 bibliotecários que representam as bibliotecas públicas dos municípios de Ansião, Alvaiázere, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande, Góis, Pampilhosa da Serra, Arganil, Penela, Tábua, Vila Nova de Poiares, Oliveira do Hospital, Miranda do Corvo e Lousã.
Dos objectivos destacam-se:
- Dar voz às bibliotecas intervenientes, numa troca de experiências que evidenciam ora as fragilidades ora os êxitos e, em conjunto, possam encontrar mais e melhores soluções para problemas comuns com vista a melhorar os serviços que prestam atualmente à comunidade.
- Dar cumprimento aos objetivos inerentes às bibliotecas públicas, e definidos em recomendações e diretrizes emanados quer por organismos nacionais (DGLB) quer por organismos internacionais (IFLA e UNESCO).
- Apresentar e desenvolver projetos que contribuam para o desenvolvimento integrado e sustentado do Pinhal Interior Norte no domínio sócio-cultural.
Foi já equacionado como primeiro projeto, a criação duma Biblioteca Digital do Pinhal Interior Norte. Este projeto será objeto de uma candidatura a financiamento estando neste momento os responsáveis pelas bibliotecas a reunir todo o fundo local e ou informação da sua localização até 1980, quer das autarquias, quer de instituições e particulares para posterior tratamento digital.
Esta nova Biblioteca dará certamente maior visibilidade a todos os concelhos na medida em que toda a história local estará disponível numa plataforma online para consulta além da importância que poderá ter na preservação e divulgação dos documentos.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

David Mourão-Ferreira - 1927-1996



A 24 de Fevereiro de 1927, nasce, em Lisboa, o escritor, poeta e professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, David Mourão-Ferreira.
Fica a homenagem e um poema:


Noite Apressada
Era uma noite apressada
depois de um dia tão lento.
Era uma rosa encarnada
aberta nesse momento.
Era uma boca fechada
sob a mordaça de um lenço.
Era afinal quase nada,
e tudo parecia imenso!
Imensa, a casa perdida
no meio do vendaval;
imensa, a linha da vida
no seu desenho mortal;
imensa, na despedida,
a certeza do final.
Era uma haste inclinada
sob o capricho do vento.
Era a minh'alma, dobrada,
dentro do teu pensamento.
Era uma igreja assaltada,
mas que cheirava a incenso.
Era afinal quase nada,
e tudo parecia imenso!
Imensa, a luz proibida
no centro da catedral;
imensa, a voz diluída
além do bem e do mal;
imensa, por toda a vida,
uma descrença total!
David Mourão-Ferreira, in "À Guitarra e à Viola"

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Seminário Permanente de História Local e Regional - 25 de fevereiro


No próximo sábado, 25 de fevereiro, pelas 15h30, tem lugar mais um Seminário no Centro de Estudos de História Local e Regional - Salvador Dias Arnaut, desta vez, subordinado ao tema "A Vila de Penela: Território e Poderes"
Resumo: Datado de 1137, o foral lavrado por ordem de D. Afonso Henriques concedeu à vila de Penela o estatuto de concelho que ainda hoje desfruta. Serão objecto de análise neste seminário os seguintes aspectos: os forais e o estabelecimento dos limites do concelho; as diversas circunscrições administrativas seculares e eclesiásticas; os senhores de Penela, destacando-se os Duques de Aveiro.
Cristóvão Mata é mestrando da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, dedicando-se a um projecto de investigação que tem como objectivo o estudo das elites da governança da Vila de Penela na Época Moderna.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

sábado, 4 de fevereiro de 2012

PROJETO SOPHIA - Itinerâncias pelas escolas e jardins de infância


Damos noticia de que as itinerâncias no âmbito do Projeto SOPHIA, atividade mensal da Biblioteca Municipal, estão a decorrer a bom ritmo.

No mês de janeiro levámos um conto da tradição chinesa - "Suiren produz o fogo"
in:
Mitos e Lendas da Terra do Dragão
Selecção e tradução: Wang Suoying, Ana Cristina Alves
Ilustração: Daniel Silvestre da Silva
Ed. Caminho
e, ainda, houve lugar para a leitura de "Sopa de Nada"
Autor: Darabuc
Ilustração: Rashin Kheiriyeh
Ed.:OQO
Uma história baseada noutra história bem portuguesa "A sopa de pedra".