terça-feira, 17 de novembro de 2009

Teatro: ÀS ESCURAS O AMOR


“Às Escuras o Amor” é um espectáculo posto em cena pela Associação Artística Andante. Irá subir ao palco do Auditório Municipal, já no próximo Sábado, dia 21 de Novembro, pelas 21.30H, numa iniciativa da Biblioteca Municipal em colaboração com a Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas.
O nome da peça “ Às Escuras o Amor” é, também, o titulo dum poema de David Mourão Ferreira, mas a ideia nasce a partir do livro Fragmentos de um Discurso Amoroso de Roland Barthes onde o autor oferece uma abordagem do Amor, enunciando as suas faces e etapas que são transversais às experiências de vida de cada um. No amor, como equacionar as nossas inquietações, inseguranças ou compreender o sofrimento? Andamos sempre à procura de respostas, exactamente na medida em que o amor se apresenta como “salto no escuro”, no desconhecido, a porta que tememos" mas, ao mesmo tempo, "não deixamos de abrir ainda que não saibamos o que nos espera”.
Na peça deparamos com uma rede de discursos e diferentes modos no uso da palavra. Uma intertextualidade onde se cruzam excertos de várias obras literárias, no caso autores portugueses. E, o que poderia parecer uma mera descontextualização dos textos está, porém, ao serviço duma significância e pluralidade de sentidos que o tema contém. Um desafio à nossa capacidade de sermos sujeitos activos, chamados a entrar em cena no reconhecimento de que o Amor é o maior bem, universal e inesgotável, aberto a novas leituras e perpassando todas as culturas.
E, fica o convite: deixarmo-nos cativar pela beleza dos textos que, tocando-nos, transformam a leitura num prazer. A não perder – teatro – uma forma de usufruir desse prazer!

Sem comentários: