quinta-feira, 23 de julho de 2009
JOSÉ MALHOA - Exposição Temporária
JOSÉ MALHOA, com a Arte na Alma, é o título da exposição, da autoria de Miguel Portela e de Margarida Herdade Lucas, patente na Sala de Exposições do Auditório Municipal, desde o dia 4 de Julho.
José Vital Branco Malhoa nasceu em Caldas da Rainha a 28 de Abril de 1855. Pintor, desenhista e professor português, foi pioneiro do Naturalismo em Portugal, corrente que perpassa a sua obra. Chegou, porém, a integrar o Grupo de Leão que perfilava os valores românticos e pré-naturalistas que precediam a sua época, mas destacou-se também por ser um dos pintores portugueses que mais se aproximou da corrente artística impressionista.
Realizou inúmeras exposições, tanto em Portugal como no estrangeiro. O prestígio atingido ainda em vida valeu a José Malhoa numerosas consagrações e homenagens, assim como muitos discípulos e seguidores.
Foi o primeiro presidente da Sociedade Nacional de Belas Artes e foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem de Santiago. Em 1933, ano da sua morte (Figueiró dos Vinhos), foi criado o Museu José Malhoa nas Caldas da Rainha.
Na sua pintura prevalece a paisagem inundada de luz que o sol reflecte e, nela, num apertado compromisso com a sociedade do seu tempo, retrata com crueza natural o quotidiano do povo rural ou apresenta os costumes da burguesia, mas imprimindo sempre alma aos seus quadros.
Esta exposição é um roteiro que dá a conhecer a vida e obra do pintor português, José Malhoa, agora que se comemoram os 75 anos da sua morte.
Aproveite, ainda, para visitar a exposição até ao dia 1 de Agosto.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário