terça-feira, 23 de abril de 2019

DIa Mundial do Livro - 23 de abril

Hoje é Dia Mundial do Livro!
"O Dia Mundial do Livro é comemorado a 23 de Abril, por decisão tomada pela UNESCO em 1995.
Pretende-se, com esta comemoração mundial, promover o prazer da leitura e o respeito pelos livros e pelos seus autores.

O Livro e a Leitura são essenciais para o desenvolvimento de uma literacia plena, compreendida aqui como a aptidão para apreender e compreender a informação escrita na vida corrente, com vista à conquista dos objectivos pessoais, que passam pelo alargamento dos conhecimentos e das capacidades de cada um. O Livro, conceito onde se incluem a literatura em geral e a promoção da leitura, é um dos maiores valores de um país. Muitos dos autores são reconhecidos nacional e internacionalmente, e dão rosto a uma cultura que se quer afirmativa, moderna e de qualidade.
Num século XXI global, o livro e a leitura são factores determinantes para a criação de melhores níveis de literacia, para a promoção de uma leitura qualificada e competente, e para a transmissão de valores de auto-estima, de cidadania e de aprendizagem ao longo da vida.
Se o livro no seu suporte mais comum pouco mudou nos últimos 500 anos, já as técnicas do seu fabrico, as estratégias da sua comercialização, entre outros aspectos da designada «cadeia do livro», mudaram muito. E a leitura foi acompanhando esse movimento de suportes. Editor, tipografia, distribuidor, livraria e biblioteca são modelos que mudaram também, criando uma rede de intervenientes e actores poderosos chamados a participar nessa globalização que o livro pressupõe, e nesse elo indestrutível entre Autor e Leitor.
Esta data de 23 de Abril foi escolhida com base na tradição catalã segundo a qual, neste dia, os homens oferecem às suas «damas» uma rosa vermelha de S. Jorge e recebem em troca um livro, testemunho das aventuras do cavaleiro. Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores falecidos neste dia, como William Shakespeare, Miguel Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega.
Este ano, a DGLAB divulga novamente um dos seus cartazes mais icónicos do Dia Mundial do Livro. Da autoria do ilustrador Pierre Pratt, o cartaz cruza de forma notável os dois elementos que simbolizam este dia.
PIERRE PRATT
Nasceu no Quebeque (Canadá) em 1962.
Estudou Artes Gráficas no Canadá. Vive em Lisboa.
Tem trabalhado na área da ilustração para editoras canadianas, francesas, inglesas, americanas e portuguesas."
iNFORMAÇÃO EM: DGLAB

segunda-feira, 22 de abril de 2019

DIA MUNDIAL DA TERRA- 22 de abril


Um hino à Terra...

“O nosso oásis cósmico, a pérola cósmica azul
O planeta mais bonito do universo
O nosso oásis cósmico, a pérola cósmica azul
Todos os continentes e oceanos do mundo
Juntos flora e fauna juntos espécies tudos
Preto, castanho, branco, cores diferentes
Somos humanos, a terra é o nosso lar

O nosso oásis cósmico, a pérola cósmica azul
O planeta mais bonito do universo
Todos os povos e todas as nações do mundo
Todos por um, um por todos
Juntos desenrolamos a bandeira azul
preto, castanho, branco, cores diferentes
Somos humanos, a terra é o nosso lar.”

"Earth Anthem" por Abhay K (poeta e diplomata indiano)

terça-feira, 16 de abril de 2019

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios - 18 de abril

Nos dias 17 e 18 de abril decorrem as comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2019 em Penela - o destaque para conhecer in loco, um dos mais recentes achados e valiosos patrimónios arqueológicos do nosso Concelho - o Sítio Arqueológico de São Simão, bem como visitar gratuitamente a Villa romana do Rabaçal. 

segunda-feira, 15 de abril de 2019

Faleceu a escritora Maria Alberta Menéres




Maria Alberta Menéres (1930-2019)
A escritora Maria Alberta Menéres morreu, hoje, 15 de abril, aos 88 anos. 
Licenciada em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi professora de Língua Portuguesa e História, do ensino básico e secundário. Trabalhou na direção de programas infantis da RTP, entre 1974 e 1986. Foi autora de uma vasta obra, essencialmente, direcionada para o público infantojuvenil, tendo recebido o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças em 1986. Destacou-se, também, como poetisa e está representada em várias antologias literárias nacionais e estrangeiras
Vale muito a pena conhecer a sua obra! 
Será SEMPRE a melhor homenagem!

segunda-feira, 8 de abril de 2019

ABRIL - mês da prevenção de maus tratos na Infância!

Durante o mês de abril assinala-se, uma vez mais, o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância . Penela assinala este período com um conjunto de ações de sensibilização, que visam relembrar a responsabilidade coletiva para a prevenção dos maus tratos.

sexta-feira, 5 de abril de 2019

As Leituras da SOPHIA!

Decorreu, esta semana, mais uma viagem pelos Jardins de Infância e Escolas do 1º CEB do Agrupamemto de Escolas Infante D. Pedro - Penela.

Levamos livros e, boas leituras. Sempre!





terça-feira, 2 de abril de 2019

Dia Internacional do Livro Infantil - 2 de abril




Aniversário de nascimento de Hans Christian Andersen - 2 de abril


Lembramos, hoje, HANS CHRISTIAN ANDERSEN em dia de aniversário do seu nascimento (2 de abril).
Escritor dinamarquês, nasceu em 1805 e faleceu em 1875, mais conhecido em todo o mundo pelos CONTOS de fadas, tendo sido traduzido em diversas línguas, contudo, a sua obra é diversificada: o autor escreveu, também, peças de teatro, romances, livros de viagem, poesia e autobiografias. Literatura direcionada para adultos e crianças é, ainda hoje, fonte de inspiração e dada ao estudo e reflexão.

segunda-feira, 1 de abril de 2019

OS LIVROS CONVIDAM A UMA PAUSA - mensagem para o Dia Internacional do Livro Infantil


“Tenho pressa! … Não tenho tempo!... Adeus!...” Eis aqui expressões que ouvimos quase todos os dias, provavelmente não apenas na Lituânia, no coração da Europa, mas um pouco por todo o mundo. E também com frequência se ouve dizer que vivemos numa época de excesso de informação, de pressa, de aceleração. Mas quando pegamos num livro, sentimo-nos logo diferentes. É como se os livros tivessem uma característica maravilhosa: ajudam-nos a relaxar. Abrimos um livro, mergulhamos nas suas profundezas tranquilas, e esquecemos o medo de que tudo passe ao nosso lado a uma velocidade vertiginosa, não nos permitindo ver o que quer que seja. O livro faz-nos acreditar que podemos abandonar as tarefas aparentemente urgentes. Nele, tudo se passa calma e silenciosamente, segundo uma ordem pré-definida. Será porque as suas páginas são numeradas, e porque o virar das folhas, uma após outra, produz um murmúrio tão calmo, tão leve? Num livro, aquilo que é já passado encontra-se docemente com o que está ainda por chegar. O mundo do livro é um mundo aberto; nele, a realidade convive com a fantasia e com a imaginação. 
(…)
Tenho a certeza de que os livros poisados nos vossos joelhos não se aborrecem nem um minuto. É que quem lê – seja criança ou adulto -, é só por isso muito mais interessante do que aquele que resiste a pegar num livro, que está sempre com pressa e nunca se senta, e jamais tem tempo de observar seja o que for à sua volta. No Dia Internacional do Livro Infantil, o meu maior desejo é que existam livros interessantes para os leitores - e leitores interessantes para os livros.

In: Mensagem do IBBY internacional, para o dia Internacional do Livro Infantil 2019 da responsabilidade da Lituânia, do escritor e ilustrador Kęstutis Kasparavičius, (Trad. Maria Carlos Loureiro)
Mensagem na integra em português: Aqui