quinta-feira, 25 de outubro de 2018

SALVADOR DIAS ARNAUT, faria hoje, 105 anos





Salvador Manuel Dias dos Santos Arnaut, nasceu em 25 de outubro de 1913 em Pastor - Penela. Licenciou-se em Medicina (1940) que chegou a exercer, mas, em 1947 ingressou no Curso de Ciências Histórico-Filosóficas na Faculdade de Letras de Coimbra onde viria a desenvolver todo o seu percurso académico e cientifico como historiador. Doutorado em 1960. No seu percurso cientifico o Professor Salvador Dias Arnaut, impôs o maior apreço ao estudo da História Local onde Penela e o seu território estão muito presentes, testemunhado, aliás, na sua vasta obra literária.
Emerge, hoje, o CEHLR - Centro de Estudo de História Local e Regional - Salvador Dias Arnaut, situado ora, onde fora a sua própria residência, em Penela, e que alberga todo o seu espólio bibliográfico, tornando-se, assim, num espaço aberto à continuidade da história e, ao futuro!


quarta-feira, 24 de outubro de 2018

NARIZ PRETO - Pedro Tochas - 3 de novembro

Devido às condições meteorológicas que se fizeram sentir no passado dia 13 de outubro, o espetáculo ‘Nariz Preto' agendado para o Município da Penela foi adiado para o dia 3 de novembro, às 21h30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Penela. A entrada é livre.


‘Nariz Preto’ é um espetáculo de rua onde o Pedro Tochas cria uma aventura épica com a ajuda do público. Mímica, circo e teatro físico, em ambiente de cinema mudo, são os elementos que fazem parte de uma história cheia de mistério e emoção, povoada por heróis e monstros, que prometem encantar e fazer rir toda a família.


'Nariz Preto' insere-se no projeto de programação patrimonial e cultural em rede 'Coimbra Região de Cultura', promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, que vai implementar mais de 150 iniciativas nos 19 municípios que a integram.



segunda-feira, 22 de outubro de 2018

DIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES - 22 de outubro

“A biblioteca escolar destaca-se pela sua centralidade física e simbólica, constitui-se como um espaço físico e digital aberto, onde todos são bem-vindos, incrementando a ideia de uma cultura de leitura e escrita nas escolas.
Aprender a ler e ler para aprender são processos fundadores indissociáveis da ideia de educação. É necessário que na escola se leia de todas as maneiras, de forma autónoma e orientada, individualmente, a par e em grupo, em voz alta e silenciosamente, de forma extensiva e intensiva, sempre e em todo o lado, para aprender a manejar a informação de forma ética e crítica, estruturar o conhecimento, melhorar a aprendizagem e aumentar o sucesso educativo.” 

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

GALA DA EDUCAÇÃO 2018

Gala da Educação - 2018
Próximo sábado, 20 de outubro, pelas 21H00, no Pavilhão Multiusos - Penela.

terça-feira, 16 de outubro de 2018

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

“Todos os anos, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura (FAO) celebra o Dia Mundial da Alimentação no dia 16 de outubro, para comemorar a fundação da Organização em 1945. Nesse contexto, são organizados eventos em mais de 150 países em todo o mundo, tornando-o um dos dias mais celebrados no calendário das Nações Unidas. Estes eventos promovem a consciencialização e ação mundial relativamente às pessoas que padecem de fome e sobre a necessidade de assegurar segurança alimentar e dietas nutritivas para todos. O Dia Mundial da Alimentação é igualmente uma oportunidade importante para enviar uma mensagem sólida ao público, segundo a qual: nós podemos acabar com a fome nesta vida e tornarmo-nos a Geração Fome Zero, contudo, todos nós devemos trabalhar juntos para alcançar este objetivo.”

FAO – Organização das Nações Unidas Para a Alimentação e a Agricultura
Viale delle Terme di Caracalla
www.fao.org/wfd

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Congresso Internacional José Saramago: 20 anos com o Prémio Nobel

Decorreu em Coimbra, de 8 a 10 de outubro - no Convento de São Francisco - o Congresso Internacional José Saramago: 20 anos com o Prémio Nobel


Na imagem: Segundo dia do Congresso - Mesa plenária  Professores Doutores Carlos Reis e Anselmo Borges, FLUC e Gerson Roani, professor da Universidade Federal de Viçosa: Diálogo sobre Deus e Saramago.

sábado, 6 de outubro de 2018

Gostar de ler...


Espetáculo com Pedro Tochas - dia 13 outubro - Auditório Municipal de Penela

No âmbito do programa Coimbra Região de Cultura, ‘Nariz Preto’, um espetáculo de Pedro Tochas, vai estar em cena no Auditório Municipal de Penela, no próximo dia 13 de outubro, pelas 21h30. A entrada é livre.



terça-feira, 2 de outubro de 2018

20 anos do Prémio Nobel a José Saramago



Agora, passadas duas décadas, uma série de iniciativas pretende recordar esse momento histórico para a literatura lusófona, celebrando o Prémio e o Escritor que o recebeu.
A Fundação José Saramago organiza ou co-organiza várias dessas actividades, tanto em Portugal como noutras partes do mundo. As celebrações arrancam nos dias 6 e 7 de outubro, com uma iniciativa organizada pelo Gabinete do Primeiro-Ministro em conjunto com a Fundação: o Primeiro-Ministro António Costa irá visitar lugares emblemáticos da vida e obra de José Saramago: Lanzarote, Azinhaga e Lisboa. Em Lanzarote, a visita contará com a presença do chefe de governo de Espanha, Pedro Sánchez.
Entre os dias 8 e 10 de outubro, em Coimbra, terá lugar o Congresso Internacional «José Saramago: 20 anos com o Prémio Nobel», coordenado pelo Professor Carlos Reis, que conta com 6 dezenas de comunicações e mais de 300 participantes. No primeiro dia do Congresso será apresentado o livro Último Caderno de Lanzarote (edição da Porto Editora), inédito de José Saramago.
Este livro será depois apresentado em Lisboa, a 12 de outubro, dia em que a Biblioteca Nacional de Portugal inaugura uma exposição documental dedicada a José Saramago. Esta sessão será também de apresentação de Um país levantado em alegria, de Ricardo Viel, que conta os bastidores dos dias que antecederam e que se seguiram ao anúncio do Prémio.
A 15 de dezembro, encerrando as comemorações, o Grande Auditório da Culturgest será palco da estreia mundial da sinfonia Memorial, composta por António Pinho Vargas, baseada em três romances de José Saramago e de celebração também dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Além de Lisboa, no Porto, em Madrid, Guadalajara, Belém do Pará, Vigo, Lanzarote, Azinhaga e em muitos outros cantos do mundo, José Saramago e a língua portuguesa serão celebrados.
A todas as entidades, públicas e privadas, que colaboram com a Fundação José Saramago neste programa, deixamos uma palavra de agradecimento.
Abaixo, deixamos a agenda das iniciativas programadas para a celebração dos 20 anos do Nobel. No decorrer das próximas semanas avançaremos mais detalhes de cada uma das iniciativas: 
Agenda 20 anos Nobel
PROGRAMA
6 e 7 de outubro, Lanzarote, Azinhaga e Lisboa
“Lugares de Saramago”, um roteiro com o Primeiro-Ministro António Costa por lugares marcantes da vida e obra de José Saramago
Uma iniciativa do Gabinete do Primeiro-Ministro e da Fundação José Saramago
8 a 10 de outubro, Convento São Francisco, Coimbra
Congresso Internacional “José Saramago: 20 anos com o Prémio Nobel”
12 de outubro, Biblioteca Nacional de Portugal, Lisboa
Apresentação dos livros Último caderno de Lanzarote, de José Saramago, e Um país levantado em alegria, de Ricardo Viel, e abertura de uma exposição em homenagem a José Saramago
25 de outubro, Fundação César Manrique, Lanzarote (Espanha)
Apresentação do livro Último caderno de Lanzarote, de José Saramago
29 de outubro, Biblioteca Almeida Garrett, Porto
Apresentação de Último Caderno de Lanzarote, de José Saramago, e Um país levantado em alegria, de Ricardo Viel
31 outubro, Fundação José Saramago, Lisboa
Sessão com Ana Margarida Carvalho sobre os contos de José Saramago
7 de novembro, Fundação José Saramago, Lisboa
Sessão com António Mega Ferreira sobre a poesia de José Saramago
14 de novembro, Fundação José Saramago, Lisboa
Sessão com Jorge Vaz de Carvalho sobre a música na obra de José Saramago
5 de dezembro, Fundação José Saramago, Lisboa
Sessão com Carlos Reis sobre o romance saramaguiano
10 de dezembro (data a confirmar), Torreão Poente da Praça do Comércio
Abertura da exposição «A Rebeldia de Nobel», com fotografias e textos de mais de duas dezenas de escritores vencedores do Prémio Nobel de Literatura
Organização da Câmara Municipal de Lisboa e da Fundação José Saramago, com o apoio da Embaixada da Suécia em Portugal
14 de dezembro, no Museu do Estado do Pará (Belém do Pará, Brasil)
Inauguração da exposição «Saramago – os pontos e a vista», cuja curadoria e de Marcello Dantas
15 de dezembro, Grande Auditório da Culturgest, Lisboa
Estreia mundial da sinfonia Memorial, de António Pinho Vargas, num concerto de celebração dos 70 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos.

Acedido em: 20 anos de Nobel José Saramago

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

DIA MUNDIAL DA MÚSICA - 1 de outubro

Hoje é DIA MUNDIAL DA MÚSICA!
“A música é o vínculo que une a vida do espírito à vida dos sentidos. A melodia é a vida sensível da poesia.”
Ludwig Van Beethoven (1780-1827)