Integrado no programa "Coimbra Região de Cultura", “O Enredo” é um projeto cultural promovido pela Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra e operacionalizado pela Rede de Castelos e Muralhas do Mondego.
“O Enredo” é um espetáculo criado à volta da figura de Sesnando Davides, governador de Coimbra na época moçárabe e figura marcante na preservação da paz e coexistência de vários povos e crenças nas margens do Mondego.
E é contemplando o Mondego, enquanto testemunha do que mais relevante aconteceu nesse território, que “O Enredo” conta uma estória da História com dança, teatro, música e artes circenses. «É um ponto de vista. E o que é um ponto de vista se não e apenas a vista que se tem a partir de um determinado ponto?...»
O espetáculo tem direção artística de André Varandas e interpretação de dez atores que representam cada um dos municípios que integram a Rede de Castelos e Muralhas do Mondego (Ansião, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Lousã, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Penela, Pombal e Soure).
Até setembro, “O Enredo” vai estar em digressão pelos municípios que integram a Rede de Castelos e Muralhas do Mondego.