quarta-feira, 29 de abril de 2015

EXPO SICÓ 2015 - Rabaçal - 10 de maio


No próximo dia 10 de Maio, realiza-se no Rabaçal a EXPOSICÓ 2015 integrando a XXVII Feira do Queijo Rabaçal, XXVII Festival de Folclore da Serra de Sicó, XI Mostra do Azeite e Mel da Serra de Sicó e VI Exposição de Cerâmica Artística.

     PROGRAMA

             09 MAIO 2015
11h15 – Cerimónia Capitular XIV Capítulo da Confraria do Queijo Rabaçal
(Igreja da SCM de Penela)
13h00 – Desfile das Confrarias no centro histórico de Penela

            10 MAIO 2015
08h00 – Recepção aos Expositores
09h00 – Passeio pedestre “Rota do Queijo Rabaçal”
10h30 – Recepção às Entidades Oficiais
11h00 – Sessão Solene de Abertura da XXVII FEIRA DO QUEIJO RABAÇAL
(Museu da Villa Romana do Rabaçal)
12h00 – Visita ao certame e ao mercado de produtos agro Terras de Sicó
12h30 – Visita às oficinas infantis de fabrico de queijo Rabaçal, pão e broa e espaço de show-cooking (Estação Arqueológica do Rabaçal)
13h00 – Almoço popular partilhado com animação e encontro de concertinas (Estação Arqueológica do Rabaçal)
15h00 – XXVII Festival de Folclore da Serra de Sicó
Rancho Folclórico e Etnográfico do Barrocal – Pombal
Rancho Folclórico Papoilas da Serra - Degracias – Soure
Rancho Folclórico da Freguesia de Pussos – Alvaiázere
Rancho Danças e Cantares de São Domingos – Lagarteira – Ansião
Rancho Folclórico Etnográfico da Casa do Povo de Condeixa – Condeixa-a-Nova

Rancho Folclórico do Centro Social Polivalente do Rabaçal – Penela

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Itinerâncias da "SOPHIA" pelas Escolas do Concelho no Dia do Livro!





Um encontro muito especial das Bibliotecas (recheadas de livros e leituras) com todas as Escolas do Concelho!!! FABULOSO!











Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor

Mensagem de Irina Bokova, Directora-Geral da UNESCO, para o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor 2015

O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor é uma oportunidade para reconhecer o poder dos livros na mudança das nossas vidas para melhor e para apoiar os livros e aqueles que os produzem.
Como símbolos globais de progresso social, os livros – aprendizagem e leitura – tornaram-se alvos para aqueles que denigrem a cultura e a educação, que rejeitam o diálogo e a tolerância. Nos últimos meses, temos visto ataques contra crianças nas escolas e a queima pública de livros. Neste contexto, o nosso dever é claro – devemos redobrar os esforços para promover o livro, a caneta, o computador, juntamente com todas as formas de leitura e de escrita, de modo a combater o analfabetismo e a pobreza, a construir sociedades sustentáveis, e a fortalecer as bases da paz.
A UNESCO tem liderado a luta contra o analfabetismo, a ser incluída como elemento fundamental nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de 2015. A alfabetização é a porta para o conhecimento, essencial para a auto-estima e o empoderamento individuais. Os livros, em todas as formas, desempenham um papel essencial neste aspecto. Com 175 milhões de adolescentes no mundo – a maioria meninas e mulheres jovens – incapazes de ler uma única frase, a UNESCO está empenhada no domínio das tecnologias de informação e comunicação, em especial as tecnologias móveis, de forma a apoiar a alfabetização e a alcançar os excluídos com aprendizagem de qualidade.
Os livros são plataformas de valor incalculável para a liberdade de expressão e o livre fluxo de informação – estes são essenciais para todas as sociedades actuais. O futuro do livro como objeto cultural é inseparável do papel da cultura na promoção de vias mais inclusivas e sustentáveis ​​para o desenvolvimento. Através da sua Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, que celebra o seu 10º aniversário este ano, a UNESCO pretende promover a leitura entre os jovens e os grupos marginalizados. Estamos a trabalhar com a International Publishers Association, a International Booksellers’ Federation e a International Federation of Library Associations para apoiar as carreiras profissionais nas editoras, livrarias, bibliotecas e escolas.
Este é o espírito norteador de Incheon, na Coreia do Sul, que foi designada Capital Mundial do Livro 2015, em reconhecimento do seu programa para promover a leitura entre as pessoas e as camadas mais desfavorecidas da população. Esta designação entra em vigor no Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor e será comemorada com os participantes do ano anterior, Port Harcourt, na Nigéria.
Com Incheon e toda a comunidade internacional, vamos unir-nos para comemorar os livros como a personificação da criatividade, o desejo de compartilhar ideias e conhecimentos, para inspirar a compreensão, o diálogo e a tolerância. Esta é a mensagem da UNESCO sobre o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor.

Mensagem de Irina Bokova, Directora-Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor 2015

terça-feira, 21 de abril de 2015

BIBLIOTECA: um lugar onde gostamos de estar.


Depois, de repente
começam a
surgir bibliotecas
diferentes.
Em cidades grandes,
em  cidades pequenas,
por aqui e por ali.
São bibliotecas
cheias de luz,
espaçosas, onde
apetece estar.
E os meninos
começam a saber
o seu significado,
e como é bom por
lá ficar o tempo que
lhes apetecer.

              Alice Vieira in: A casa dos Livros

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Em abril celebramos os LIVROS!

A 2 de abril celebrava-se o Dia Internacional do Livro Infantil, já no próximo dia 23 de abril será o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, razão pela qual, este mês, a Biblioteca Municipal expõe os seus livros deixando-os, agora, falar de si próprios: 
- “Livros que falam do livro”.
Pretende-se, assim, que o leitor pense no valor do livro, bem como, nos benefícios e nos prazeres que a leitura lhe traz.   

Desfrute do livro!






Mais livros em abril!

Dia Internacional dos Museus - 17 de maio