quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Espectáculo - O PAI NATAL ORQUESTRA - 12 de dezembro


O Pai Natal Orquestra - 34ª produção da Encerrado Para Obras, estreia a 12 de dezembro, pelas 21h30 no Auditório Municipal de Penela. 
A entrada é livre e gratuita. Não falte!

Sinopse do espectáculo
Inspirado na figura de S. Nicolau, um monge que viveu no séc III e que em tempos mais recentes deu origem à figura do Pai Natal, e tirando partido da sua personagem de Homem-Orquestra (com a qual chega a tocar uma dezena de instrumentos em simultâneo) o actor/músico David Cruz embarca numa viagem musicológica ao mundo do Natal. Trata-se de uma verdadeira volta ao mundo, em que ficamos a conhecer a cultura musical de povos oriundos dos 5 continentes, da Lapónia a Portugal , da Rússia ao Alasca, da Guiné-Bissau à Andaluzia, do Brasil à Austrália, passando pela Ilha de Natal. O intérprete passa desta forma por diversos géneros musicais, jazz, bossa, música tribal, canto gutural, tradicional. Interpretação que alia a técnica do contador de histórias à do músico, espectáculo com muito humor, muitos instrumentos, muitas surpresas, muita interacção com o público.

A base da estrutura cenográfica é um mapa mundi de grande dimensão através do qual o actor vai desenhando o seu percurso pelo globo.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Teatro no Auditório Municipal - "REPORTÓRIO OSÓRIO"

 

Sábado, 29 de novembro, pelas 21h30, no Auditório Municipal de Penela, vamos ter a peça "Reportório Osório" pela d' Orfeu Companhia de teatro de Águeda, no âmbito do programa Cena Aberta. Organização Encerrado para Obras e Município de Penela. 

Seminário PENELA: FUTUROS DO PASSADO


No próximo sábado, 29 de novembro, pelas 15.30H no CEHLR - Centro de Estudos de História Local e Regional Professor Salvador Dias Arnaut vai ter lugar o Seminário "Penela: futuros do passado”.
Estão todos convidados!

FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO 28 de novembro


O Fórum de Desenvolvimento Económico 2014 – espaço de debate regional sobre Economia e Desenvolvimento, realiza-se no próximo sábado - 28 de novembro - no Auditório Municipal de Penela.

Programa:
14H00 – Recepção dos participantes
14H30 – Sessão de Abertura
 Luís Matias, Presidente da Câmara Municipal de Penela
 Francisco Banha, Presidente da Federação Nacional de Associações de Business Angels           
15H00 – Penela Pitch
Apresentação de projectos que necessitam de financiamento a 3 Business Angels:
Francisco Banha, CEO da Lisbon Angels SGPS
José Basílio Simões, CEO da Vegaventures
João Simões, CFO da A2B SGPS
16H00 – PAINEL: Horizonte 2020: Que oportunidades para os territórios de baixa densidade?
Moderador – João Paulo Leonardo, Director da Revista Invest
Ana Abrunhosa, Presidente da CCDR-C
Alexandra Lopes, Gestora Adjunta do PDR
Paulo Fernandes, Associação Nacional de Municípios Portugueses
17H00 – Debate
17H30 – Tempo Livre
20H30 – WINE TALK: Portugal: a ilusão e o futuro?
Local: Hotel Duecitânia, Penela
Moderador – Camilo Lourenço, Jornalista *
António Saraiva, Presidente da CIP 
Carlos Silva, Secretário-Geral da UGT 
Miguel Frasquilho, Presidente da AICEP *
* a confirmar

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

PENELA PRESÉPIO 2014 - 7 de dezembro a 6 de janeiro


O Penela Presépio está de regresso…!

A Magia do natal começa aqui, a partir de 7 de Dezembro! Venha até cá, visite os nossos presépios, experimente os nossos sabores, explore o nosso património natural e histórico. Deixe-se ficar até 6 de Janeiro 2015 e disfrute de um programa natalício recheado de propostas irresistíveis com muita animação, brincadeira, cor, música e alegria... Penela …Sempre a pensar em si!

Penela é uma das vilas mais antigas de Portugal, com foral datado de 1137, e possui um património histórico e religioso digno de ser descoberto e contemplado. O Castelo de Penela, onde está instalado o Presépio Animado, este ano completamente renovado e desenvolvido através de novas tecnologias, é composto por dezenas de figuras em movimento, onde não faltam as principais personagens do presépio tradicional; o Museu e Villa Romana do Rabaçal, que nos leva a imaginar como viviam as pessoas daquela que foi uma das culturas mais proeminentes da nossa história, constituem um percurso que vale a pena ser visitado; na vila do Espinhal, um presépio tradicional, feito por artesãos, representa a freguesia e o seu património. Teremos ainda uma mostra de artes e ofícios; animação de rua; mercadinho de Natal; exposição de presépios nas igrejas;
Os autocarros poderão estaciona junto ao parque de águas romanas (réplica da villa Romana do Rabaçal), onde um Comboio de Natal levará os visitantes numa viagem mágica pela Vila de Penela até ao Castelo.

À semelhança de anos anteriores, temos um programa para grupos (superiores a 15 pessoas), pelo preço simbólico de 1 euro, durante a semana, e 2 euros aos sábados, domingos e feriados.
Crianças até aos 5 anos têm entrada gratuita.

Os preços referidos incluem, além da visita ao Presépio Animado de Penela, a visita ao Presépio Tradicional do Espinhal e ao Museu e estação arqueológica da Villa Romana do Rabaçal.


Visite o Penela Presépio e deixe-se cativar pela identidade deste território, descubra um património único e partilhe connosco uma experiência de sonho. A magia do natal começa aqui... Marque já a sua visita através do email: penela.presepio@cm-penela.pt   ou pelos telefones -  (T) – 239560020/023  (M) – 918790086 / 919917288

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

AUTOR DO MÊS

 A Biblioteca Municipal de Penela inicia agora uma nova dinâmica onde se pretende  divulgar autores portugueses e estrangeiros. Assim, propõe-se a expor duma forma mais sistemática um autor por mês. Dará a conhecer a biografia do autor e a sua obra e, acompanhará o leitor, através de sinalética adequada, até à estante onde estão todos os livros do autor existentes na biblioteca.
Tratando-se, assim, de uma estratégia que visa formar leitores autónomos será sempre um espaço aberto às sugestões dos leitores. Acompanhe-nos!



Começamos com TIAGO REBELO
Tiago Rebelo nasceu a 2 de março de 1964, em Lisboa,
Jornalista há dezanove anos, iniciou a sua actividade profissional em 1986 na Rádio Renascença. Actualmente é um dos editores executivos da TVI, onde está desde 1994. Escreve regularmente para a revista do Correio da ManhãVem, contudo, a afirmar-se na última década como escritor mantendo uma produção literária constante e os seus livros tornaram-se há muito presença habitual nos lugares cimeiros das principais tabelas de vendas nacionais. Com títulos disponíveis em diversos países, desde o Brasil a Angola e Moçambique, foi igualmente editado em Itália e na Argentina. Depois dos enormes sucessos aplaudidos pelo público e pela crítica, O Tempo dos Amores Perfeitos e O Último Ano em Luanda, o seu último romance, O Homem Que Sonhava Ser Hitler, editado em 2010 pela ASA, é um magistral e absorvente relato de uma face desconhecida da sociedade actual.
Tem publicados nove romances e quatro histórias para crianças. 

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO - 16 de outubro


Saiba sempre mais sobre alimentação saudável. Um bom tema para consulta ou pedido de empréstimo na sua biblioteca. Muitos livros à vossa espera! 

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

"MIMINHOS BONS..." - sábado, 18 de outubro


As leituras começam desde o berço! Então, pais e bebés, têm o seu espaço privilegiado na Biblioteca Municipal, no próximo sábado, pelas 10.30 horas, com "Miminhos Bons..."

VIAJAR NOS CONTOS - sábado, 18 de outubro

Estamos mesmo de volta! Sábado iremos recomeçar as nossas leituras com pais e filhos. Pelas 17.30 horas, não esqueçam vamos "Viajar nos Contos"... e, sempre até onde a nossa imaginação e vontade nos levarem.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

FEIRA DO LIVRO NAS FESTAS DE SÃO MIGUEL 2014 (26 a 29 de setembro)



As Festas do Concelho de Penela, com a ancestral Feira de São Miguel - Feira das Nozes - e a contemporânea FAGRIP – Feira Agrícola, Comercial e Industrial constituem um momento único de afirmação da vitalidade social, económica e cultural do território de Penela.
Este evento conta com um programa diversificado onde música, as exposições e a gastronomia com as tasquinhas e os produtos endógenos do concelho, constituem tema central.
Salientamos que, durante as Festas se realiza, também, a Feira do Livro que visa a promoção da leitura, dando, assim, a oportunidade ao público em geral de adquirir livros a preços bastante competitivos. Não faltarão leituras com muitas histórias e poesias a percorrer os livros. Tivemos, hoje, a presença de PauloCondessa. Ainda, no dia 29 de setembro – feriado municipal – pelas 18h30 será apresentado à população o Catálogo Concelhio Coletivo e Portal da Rede de Bibliotecas de Penela – ferramentas, futuramente, da maior pertinência, no mundo emergente das tecnologias.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

VII FÓRUM DA EDUCAÇÃO DE PENELA

Realizou-se, hoje, no Auditório Municipal de Penela, o FORUM DA EDUCAÇÃO DE PENELA, que já vai na sua VII edição. Este evento procura ser um espaço de reflexão e debate destinando-se a professores, educadores e pessoal não docente intervenientes no processo educativo do Município de Penela. De realçar que marca, também, o início do ano letivo 2014-2015.
Procederam à sessão de abertura Rafael Baptista, Vereador da Educação Câmara Municipal de Penela, Avelino Santos, Director do Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro e Guilherme Vieira, Director da ETP Sicó – Polo Penela.
O tema debatido foi: “Escolas Municipalizadas!... ou autónomas?". um tema actual e pertinente fazendo a ligação com a proposta para a descentralização de competências na área da educação, ao nível do ensino básico e secundário apresentada pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC) e que é, assim, posto à reflexão de todos.
Estiveram presentes a Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Óbidos – Celeste Afonso - que apresentou o projecto e a experiência daquele Munício sob a comunicação “ESCOLAS D’ÓBIDOS – UM MODELO” e o Presidente do Conselho de Escolas – José Lemos Sousa – com a comunicação intitulada “A AUTONOMIA DAS ESCOLAS”.

sábado, 30 de agosto de 2014

IV BIENAL DE HUMOR Luís d'Oliveira Guimarães

IV Bienal de Humor Luís d’ Oliveira Guimarães
Tema “A Liberdade”

Com o objetivo de comemorar os 40 Anos de Abril – Revolução dos Cravos que restituiu a liberdade e democracia a Portugal, desafiamos os artistas dos cinco continentes a meditarem sobre o que é a Liberdade, esse direito pessoal que começa onde a dos outros acaba e impõe-se aos outros quando a nossa começa. “A Liberdade” na sua expressão ampla, seja a do pensamento, escolha política, integração social, opção religiosa, sexual, de géneros…

Banco de Livros Escolares



sexta-feira, 29 de agosto de 2014

XXV FEIRA DO MEL DO ESPINHAL - 5 a 7 de setembro 2014


VIII Seminário “A FLORESTA E A APICULTURA - 6 de setembro

O Município de Penela, em parceria com a Junta de Freguesia do Espinhal e a Serra Mel, vão promover no próximo dia 6 de Setembro, o VIII Seminário “A FLORESTA E A APICULTURA”, integrado na XXV Feira do Mel do Espinhal. Este espaço de reflexão e debate tem como objectivo, contribuir para a formação especializada dos agentes do sector e para a definição de estratégias para o desenvolvimento sustentável e valorização da colmeia de qualidade.
Faça já a sua inscrição!
Gabinete de Protecção Civil e Florestas do Município de Penela

E-mail: manuela.ferraz@cm-penela.pt | Tel. 239 560 120


Sempre novos livros ...

                         O público infantil também pode contar com novidades na Biblioteca.

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Praia Fluvial da Louçaínha - Transporte gratuito




A Câmara Municipal de Penela disponibiliza até ao dia 29 de Agosto, o transporte gratuito para a Praia Fluvial da Louçaínha. Para obter as viagens grátis, os interessados, apenas precisam de estar no local e à hora marcada.
Assegurar a oportunidade de acesso de toda a população à praia durante a época balnear é o objetivo deste transporte turístico. Haverá três circuitos, segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira com partida às 9h00 e o regresso, no mesmo dia será sempre, às 18h00.


Enquadrada na serra do Espinhal, rodeada de natureza e paisagens aprazíveis a Louçainha para além do Restaurante, um espaço acolhedor, bem decorado e de magníficas vistas, conta ainda com a“Fluvioteca”, um pólo da Biblioteca Municipal de Penela, um serviço que permite aos banhistas, de quinta a domingo, das 15h às 19h, requisitar obras e periódicos para lerem enquanto desfrutam do sol e descanso.



Sugestão: Aproveite esta oportunidade e utilize a Louçaínha como ponto de partida para ir à descoberta da fauna e flora da região ou entre banhos, desça à Pedra da Ferida para um passeio pedestre…


sexta-feira, 18 de julho de 2014

FLUVIOTECA - A Biblioteca Municipal na Praia Fluvial da Louçaínha


A Biblioteca Municipal de Penela estende os seus serviços até à Praia Fluvial da Louçainha, de 17 de Julho a 31 de Agosto, disponibilizando um conjunto diversificado de livros, jornais, revistas e jogos, de acesso gratuito.
De 5.ª a domingo das 15.00h às 19.00h, todas as pessoas podem desfrutar de uma boa leitura num contacto privilegiado com a natureza.

NORMAS DE UTILIZAÇÃO DA FLUVIOTECA
Este conjunto de normas visa simplificar o acesso aos documentos da Biblioteca de Praia Fluvial, visto não existir qualquer registo dos leitores. A consulta de qualquer livro, jornal e revista é gratuita, sendo os livros passíveis de empréstimo. As publicações periódicas estarão disponíveis apenas para consulta de presença.
1. O empréstimo presencial é gratuito e faz-se mediante a entrega de um documento de identificação (carta de condução, cartão de contribuinte, cartão da ADSE ou cartão da segurança social), que será devolvido após a entrega dos livros emprestados.
2. O empréstimo domiciliário faz-se mediante a inscrição como leitor da Biblioteca Municipal.
3. O empréstimo domiciliário destina-se exclusivamente aos livros da secção de adultos e aos livros infanto-juvenis.
Cada leitor pode requisitar até dois livros, durante cinco dias, sendo passível de renovação.


CASTELO DA MEMÓRIA - Exposição Itinerante da Rede Castelos e Muralhas do Mondego

Está patente na Biblioteca Municipal de Penela a exposição itinerante “Castelo da Memória”. Esta exposição é o resultado do projeto “Caixa de Memórias” lançado pela Rede Castelos e Muralhas do Mondego em abril de 2012 a quinze instituições, públicas ou privadas, vocacionadas para o acolhimento, acompanhamento e/ou ocupação dos idosos no território de intervenção da Rede (concelhos de Coimbra, Figueira da Foz, Lousã, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Penela, Pombal e Soure). Tal projeto procurou desenvolver, junto da comunidade mais velha, uma iniciativa de sensibilização para a existência do património medieval e sua importância histórica e territorial.
Venha conhecer a história a partir das experiências vividas e das memórias relatadas que constituem, desde já, um espólio significativo e inspirador!

Ainda pode visitar a exposição até ao próximo dia 31 de julho!

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Atividades de Verão na Biblioteca

Inserido no programa de Atividades de Verão na Biblioteca, tivemos, hoje, a presença do ATL da Santa Casa da Misericórdia de Penela o que resultou numa manhã muito dinâmica: leitura do livro "Mário e o livro de piratas", um Quiz sobre piratas e, ainda,um atelier com a construção de um brinquedo sobre a mesma temática.



sábado, 14 de junho de 2014

MIMINHOS BONS de manhã e à tarde VIAJAR NOS CONTOS



BOOKCROSSING - os livros em movimento


BOOKCROSSING

O que é?
O Bookcrossing é um clube de livros global, que atravessa o tempo e o espaço. É um grupo de leitura que não conhece limites geográficos. Os seus membros gostam tanto de livros que não se importam de se separar deles, libertando-os, para que possam ser encontrados por outros leitores.
O objetivo do Bookcrossing é transformar o mundo inteiro numa biblioteca.
Na prática funciona dum modo muito simples: está a ler um livro interessante e gostaria de partilhá-lo com outros ou tem um ou mais livros na estante lá em casa que pode oferecer... então, criamos no átrio da Biblioteca Municipal uma Crossing Zone onde pode deixar o seu livro. E, quem sabe senão encontrará aí, também, um livro que goste. Pode levar!

Pode sempre registar os seus livros e saber quem os lê em:

quinta-feira, 29 de maio de 2014

"No Tempo dos Forais Manuelinos: Abordagem Multidisciplinar"

CURSO DE FORMAÇÃO para professores


O CEHLR SDA está a promover o colóquio “NO TEMPO DOS FORAIS MANUELINOS” que se realiza dia 31 DE MAIO, no SALÃO NOBRE dos Paços do Concelho de Penela. O Colóquio está inserido nas comemorações dos 500 anos da atribuição dos forais manuelinos, a Penela, Podentes e Rabaçal e integra um Curso de Formação de 15 horas para docentes.


Formadores: Maria Margarida Neto (Coord.), João Paulo Oliveira e Costa, José Pedro Paiva, José Cardoso Bernardes e Leonor Costa Freire, entre outros


Destinatários: PESSOAL DOCENTE - Professores dos Ensinos Básico e Secundário dos grupos de docência 200, 400, 410, 420 e 430

Duração: 15 horas presenciais

Calendário e Local previstos:   
  • 31 de maio: das 9h30 às 13h00 e das 15h00 às 18h30 (Penela);
  • 14 de junho: das 15h00 às 19h00 (Ansião);
  • 5 de julho: das 15h00 às 19h00 (Penela). 
Organização:

Centro de Estudos em História Local e Regional (CEHLR) - Câmara Municipal de Penela, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e família do Professor Salvador Dias Arnaut em parceria com NOVA ÀGORA – Centro de Formação de Associação de Escolas e CENFORMAZ – Centro de Formação da Associação de Escolas do Mar ao Zêzere.

SAIBA MAIS AQUI: www.cfagora.pt

terça-feira, 27 de maio de 2014

Colóquio NO TEMPO DOS FORAIS MANUELINOS - 31 de maio



No âmbito das comemorações dos 500 anos dos forais manuelinos vai realizar-se um ciclo de conferências abordando o tema, no próximo sábado, 31 de maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Penela.

CONFERÊNCIAS:

Prof. Doutora Maria Helena da Cruz Coelho (FLUC)
“O Foral manuelino de Penela”

Prof. Doutor João Paulo Oliveira e Costa (FSCH Lisboa)
“A Política imperial do rei D. Manuel”

Prof. Doutor José Augusto Bernardes (FLUC)
"Gil Vicente, o que faz os aytos a el-rey"

Prof. Doutora Leonor Freire Costa (ISCTE)
"Quanto custou restaurar Portugal?
Os percursos da construção de um estado fiscal na Época Moderna"

Prof. Doutor José Pedro Paiva (FLUC)
“D. Fernando de Meneses Coutinho e Vasconcelos (1480-1564)
Um filho do conde de Penela na cúspide da Igreja portuguesa”


Comissão Científica
Prof. Doutor Jorge de Alarcão
Prof. Doutora Maria Helena da Cruz Coelho
Prof. Doutora Irene Maria Vaquinhas
Prof. Doutora Margarida Sobral Neto

quarta-feira, 21 de maio de 2014

FEIRA MEDIEVAL DE PENELA - de 23 a 25 de maio


Numa colaboração tripartida entre o Município de Penela, a Escola Básica Integrada Infante D. Pedro de Penela e a Associação de Pais do Agrupamento de Escola EBI Infante D. Pedro de Penela vai decorrer, de 23 a 25 de Maio, mais uma Feira Medieval de Penela.

Aproveitando o cenário natural constituído pelo castelo, Penela vai proporcionar aos que nos visitam um conjunto único de recriações históricas e de animações ao vivo alusivas à época medieval.

Esta edição apresenta como principal cartão-de-visita as comemorações dos 500 anos da atribuição dos Forais Manuelinos a Penela, Podentes e Rabaçal, sendo esta a temática que abraça as festividades. 

Numa vertente lúdico-pedagógica, num sem número de quadros medievais protagonizados por artesãos ao vivo, comerciantes, tasquinhas e múltiplas representações históricas com saltimbancos, malabaristas, torneios, cortejos de armas, danças e muita música, a feira materializa-se como projeto de intervenção, prática e criação artística, entre a comunidade estudantil e a comunidade local.

Venha reviver a história connosco!
 
23 DE MAIO – SEXTA: VISITA GUIADA AO CASTELO DE PENELA
21h30 - Visita guiada - Pedras com história. 
Explicação sobre o meio-físico, as origens e a história do Castelo de Penela

24 DE MAIO - SÁBADO: O TOMBO DO INFANTE D. PEDRO
Ao Infante D. Pedro, manda seu pai El Rey D. João I, que seja fixada residência em Penela e outorgadas terras para seus domínios. Aqui empreendeu grande campanha de obras, com a reconstrução da Igreja de São Miguel, com a reedificação do Castelejo e a Porta da Vila no Castelo. A vila ganhou ainda Carta de Feira que será realizada anualmente, no dia do Arcanjo São Miguel, por ser santo de muy grande devoção do Infante.

12h00 - Auto de Abertura do mercado com exposição de artefactos bélicos, panejamentos e acampamento castrense
13h00 - Comeres e beberes com sabores de antanho nas tabernas e locandas do castelo
14h00 - Visita do meirinho e almotacem às tendas dos mercadores para verificação dos pesos e das medidas da vara, do côvado e do palmo, fazendo-se acompanhar pela milícia de homens de armas
14h30 - Jogos e folias com a prole da Escola de ler, escrever e contar em Penela
15h00 - Cortejo pelas ruas do burgo com o Infante D. Pedro, duque de Coimbra e Senhor de Penela. Recrutamento de tropas para a expedição a Ceuta
16h00 - Jogos e folias para a prole melhor aprender a ler, escrever e contar
17h00 - Apresentação publica de instrumentos do demo que pregam a história do Castelo de Penela para todos os que peregrinam a estas terras
18h00 - Venda de escravos e cativos
19h30 - Musicas e folguedos com os petizes da Escola de ler, escrever e contar em Penela
20h00 - Manjares de petiscos fartos e beberes frescos nas tabernas e locandas do castelo
21h00 - Bailias e folias nos terreiros do castelo animando-se os comensais com os divertimentos e arremedos dos truões e saltimbancos
22h00 - O coro de Penela «labore omnia vincit» entoa os seus melhores cânticos em homenagem ao infante D. Pedro
23h00 - Assalto ao castelo
24h00 - Os folguedos dos malabares de fogo grego pelos truões
00h30 - A ronda dos beleguins para encerramento da festa e pernoita dos viandantes

25 DE MAIO - DOMINGO: NO TEMPO DE EL REY D. MANUEL
Manuel, pela graça de Deus Rei de Portugal e doa Algarves dáquem e dálem mar em África, Senhor da Guiné e da Conquista, Navegação e Comércio da Ethiopia, Arabia, Persia e da India, concede Cartas de Foral a Penela, Rabaçal e Podentes no ano da graça de 1514.

12h00 - Início dos folguedos com arruada de trovadores pelo burgo e recomendações aos mesteirais
12h30 - Auto de abertura com leitura da Carta da Feira e Bênção do mercado, criado nos tempos idos do Infante D. Pedro
13h00 - Comeres tradicionais e beberes de mão-cheia nas tabernas do burgo
14h00 - Bailias e folias nos terreiros do castelo animando-se os comensais com os divertimentos e arremedos dos truões e saltimbancos
15h00 - Cortejo pelos Nobres e Homens bons do concelho com as Inquirições para o novo foral
15h30 - Convocatória dos Nobres, homens bons, tabelião e escrivão da puridade para leitura dos Forais pelos quais se regem doravante os termos de Penela, Podentes e Rabaçal
16h00 - Bailias e folias nos terreiros do castelo
17h00 - Torneio de armas apeado
17h30 - Jogos e folias com a prole da Escola de ler, escrever e contar em Penela
18h00 - O Voo altaneiro (espetáculo de cetraria)
18h30 - Bailias e folguedos com todos os participantes
19h00 - Encerramento dos festejos e folguedos
19h30 - Selagem régia das pipas