quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Rede Urbana dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego


No dia 9 de Fevereiro constituiu-se a Agência para o Desenvolvimento dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego, que terá sede em Penela e cuja Presidência da Direcção é o Município de Penela.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

S. Valentim - Dia dos Namorados - 14 FEV



















Bom dia de São Valentim!
Dia dos Namorados
Festejamos com uma pequena montra de sugestões de leitura direccionada, sobretudo, para os mais pequenos e adolescentes.

Das histórias de amor que nos ajudam à compreensão dos afectos, passando por uma abordagem mais informativa sobre as relações, apostando, de qualquer modo, numa educação para os valores.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Novidades da Semana

A Melodia do AdeusAutor: Nicholas Sparks
“Com apenas dezassete anos, Ronnie vê a sua vida virada do avesso quando o casamento dos pais chega ao fim e o pai se muda da cidade de Nova Iorque, onde vivem, para Wrightsville Beach, uma pequena cidade costeira na Carolina do Norte. Três anos não são suficientes para apaziguar o seu ressentimento, e quando passa um Verão na companhia do pai, Ronnie rejeita com rebeldia todas as tentativas de aproximação, ameaçando antecipar o seu regresso a Nova Iorque. Mas será em Wrightsville Beach que Ronnie irá descobrir a beleza do primeiro amor, quando conhece Will e se deixa tomar por uma paixão irrefreável e de efeitos devastadores. Nicholas Sparks é, como sabemos, um mestre da moderna trama amorosa, e, em A Melodia do Adeus, usa de extrema sensibilidade para abordar a força e a vulnerabilidade que envolvem o primeiro encontro com o amor e o seu imenso poder para ferir… e curar.”
Uma Pedra Sobre o RioAutora: Margarida Fonseca Santos
(Prémio Revelação APE/IPL)«Tudo parece estar bem na vida de Teresa, menos a sensação de insatisfação e angústia que a invadiu nos últimos tempos. A rotina é posta em causa e Teresa tenta encontrar dentro de si a razão pela qual se sente assim instável.Inesperadamente, conhece Pedro, uma personagem misteriosa, com quem inicia uma relação de grande cumplicidade que a conduz ao reencontro consigo mesma. »
"Em Nome da Pátria: Portugal, o Ultramar e a Guerra Justa”Autor: João José Brandão FerreiraO modo como se processaram as últimas campanhas militares ultramarinas, entre 1954 e 1975, está longe de ser consensual na sociedade portuguesa. Bem pelo contrário, tem-na dividido profunda e transversalmente.É por isso que, tanto tempo depois, se torna imperioso encontrar consensos baseados na correcta interpretação dos factos históricos e nas verdadeiras intenções dos principais protagonistas do momento. Só assim Portugal poderá construir equilibradamente o seu futuro, com base no que só uma síntese de ilações acertadas a este respeito pode proporcionar."Em Nome da Pátria" aborda os controversos temas da sustentabilidade das operações militares e das razões que levaram à desistência nacional de prosseguir o combate quando, aparentemente, a guerra estava ganha, e, sobretudo, da justiça e do direito do nosso país em fazer a guerra. Tudo não terá passado de uma «grande traição»?Falamos de questões incontornáveis no panorama da história contemporânea História Viva Falamos de questões incontornáveis no panorama da história contemporânea portuguesa, aqui abordadas de um modo muito pouco ortodoxo em relação às ideias que a «história oficial» nos apresenta relativamente a este tema “.

Juvenil"O Homem Pintado" de Peter V. BrettPrimeiro livro do ciclo A Noite dos DemóniosAntes de vencer a noite eles tinham de vencer o medo.
ENTRA NUM MUNDO ONDE A NOITE PERTENCE AOS DEMÓNIOS...

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Guerra Colonial 1961-1974


O início da guerra colonial portuguesa, 50 anos depois, é notícia nos periódicos de hoje.
Procure informação na sua Biblioteca!