terça-feira, 28 de setembro de 2010

Margarida Gama de Oliveira - Autora Concelhia


Naquele vale

a casa onde nasci.
A casa onde senti
que havia sol
mãe
um mar de pão
um pai
a dor

leite e amor
água e mel
e uma caneta preta para escrever a vida …




Da cidade do campo dos sorrisos” livro de poemas da autora concelhia, Margarida Oliveira, e que foi apresentado na Feira do Livro-2010 de Penela, no passado dia 25 de Setembro, pelo poeta José do Carmo Francisco.
1ª edição pela Corpos Editora.

Margarida Gama de Oliveira, nasceu a 18 de Janeiro de 1935, na Quinta do Vale do Espinhal, Concelho de Penela. Fez os estudos secundários em Coimbra, no colégio Alexandre Herculano. Frequentou a Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras, Curso de Filologia Romântica, vindo a licenciar-se na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, onde concluiu também o curso de Ciências Pedagógicas. Mais tarde foi estagiária na Escola Francisco Arruda. Trabalhou durante trinta e seis anos no Ensino, desde o Liceu Salvador Correia, em Luanda, Angola, quer dando aulas, quer exercendo vários cargos, como o de Metodóloga de Português, em Oeiras, na Escola EB 2+3 de Miraflores e na Escola da Achada, na cidade da Praia, ilha de Santiago, arquipélago de Cabo Verde.
Publicou “Malhada Velha – um lugar na Serra no Concelho de Penela – Estudo Etnográfico, Linguístico e Folclórico”, “A Serração da Velha” – Separata da Revista Lusitana, “Histórias Tradicionais da República de Cabo Verde", "A varanda das Dez Janelas” – Conto, “ Paralelismos” – Poemas. Faz parte de algumas Antologias e tem colaborado em Jornais e Revistas.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

FEIRA DO LIVRO - 2010

Está a decorrer, desde o dia 22, a Feira do Livro no Parque de Águas Romanas. Um espaço dedicado à cultura e entretenimento veiculados pelo livro e, as muitas actividades propostas no programa.
De salientar, o tempo para a Hora do Conto no Sótão da Avó, uma recriação da equipa da Biblioteca, direccionada para os mais pequenos; “Ler juntos – hora do conto para pais e filhos” – que não faltará à feira, desta vez, com a contadora Clara Haddad, presença constante no evento, e que animará, também, um Serão de Contos na próxima terça-feira – 21 Horas.
Um último recado: não perca a oportunidade de comprar livros a preços irresistíveis. Até 30 de Setembro!

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Feira das Nozes - Penela 2010

De 24 a 29 de Setembro Penela vai estar em FESTA.
Fagrip, Gastronomia, Espectáculos, Diversão e a Feira das Nozes, num vasto programa que importa conferir no site do Município.
A reter, ainda, a realização da FEIRA DO LIVRO durante o certame.



quarta-feira, 8 de setembro de 2010

REGRESSO ÀS AULAS. Mais uma aventura com livros ...

Está prestes a iniciar-se o ano lectivo 2010/2011 com novos livros, sobretudo, os manuais escolares.
Assim, partindo desta realidade, a Biblioteca Municipal apresenta uma pequena mostra bibliográfica com livros versando matérias de estudo e, apontando, também, para as obras de referência ao dispor para consulta.
Uma iniciativa que dá conta do papel complementar e insubstituível da biblioteca no universo da escola e dos estudos.

«A biblioteca pública - porta de acesso local ao conhecimento - fornece as condições básicas para uma aprendizagem contínua, para uma tomada de decisão independente e para o desenvolvimento cultural dos indivíduos e dos grupos sociais.
(…)
A biblioteca pública é o centro local de informação, tornando prontamente acessíveis aos seus utilizadores o conhecimento e a informação de todos os géneros.»
MANIFESTO DA IFLA/UNESCO SOBRE BIBLIOTECAS PÚBLICAS, 1994.