segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O Mundo de Andersen

Duas histórias de Hands Christian Andersen: O rouxinol do Imperador e A pequena Sereia para um espectáculo apresentado e representado pelo actor argentino Luciano Burgos da Companhia de Teatro Panda-Pá. Agradou a todos.


sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

"O Mundo de Andersen" pela Companhia Panda-Pá



Um espectáculo onde mergulhamos no fascinante universo de Andersen onde os contos se entrelaçam e aparecem um a um, como se magicamente, puxássemos por um fio invisível de palavras. Poesia, ilusão, aventura, realidades mentirosas como os sonhos que acabam por ser verdadeiros. Relatos dos quais gostamos pelo que dizem e pelo que não dizem.


Este espectáculo, no âmbito do Programa de Itinerâncias da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, realiza-se na Biblioteca Municipal de Penela, já no próximo domingo, pelas 17h30.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Centro de Estudos de História Local e Regional SALVADOR DIAS ARNAUT

Vai ser inaugurado no próximo sábado, dia 27 de Novembro, o Centro de Estudos de História Local e Regional. Trata-se de um novo espaço cultural da autarquia possível a partir de um protocolo de cooperação que consigna o usufruto de imóvel e respectivo espólio bibliográfico do Professor Doutor Salvador Dias Arnaut. Professor e investigador que foi da Universidade de Coimbra, ilustre penelense, deixou um património de inegável valor científico. Um Centro de Estudos que a partir de agora ficará à disposição de investigadores ou público em geral e, que albergará dois fundos bibliográficos: a biblioteca particular do Prof. Doutor Salvador Dias Arnaut e o acervo documental do CEHLR - Centro de Estudos de História Local e Regional
Também a informação sobre o fundo irá sendo disponibilizada através de portal electrónico.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Livros em Inglês


A Biblioteca Municipal tem ao dispor livros em inglês, muitos são oferta dos leitores que, assim, têm vindo a contribuir para um melhor serviço, nomeadamente, a uma resposta cabal aos utilizadores de nacionalidade estrangeira.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Mario Vargas Llosa - Novel da Literatura 2010


O escritor, ensaísta, político e jornalista peruano Mario Vargas Llosa é o Prémio Nobel da Literatura 2010, como foi anunciado, hoje, pela Academia Sueca em Estocolmo.
Temos na nossa biblioteca livros deste autor.

LETRAS E CORES, TEXTOS E AUTORES DA REPÚBLICA

Poderá visitar a exposição «Letras e Cores, Ideias e Autores da República» na Biblioteca Municipal durante o corrente mês. Trata-se de uma iniciativa da Direcão-Geral do Livro e das Bibliotecas, DGLB, em colaboração com a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República. “A partir de textos de autores que marcaram decisivamente a cultura humanístico-literária em Portugal no final do século XIX e início do século XX, a DGLB convidou dez ilustradores (João Vaz de Carvalho, Afonso Cruz, Bernardo Carvalho, Marta Torrão, Teresa Lima, Rachel Caiano, Jorge Miguel, Carla Nazareth, Gémeo Luís, Alex Gozblau) a tratar plasticamente dez temas representativos do contexto social, político, cívico e cultural da época: Ultimatum, Monarquia, 5 de Outubro, Igreja, Educação, Mulheres, Modernismo, Grande Guerra, Chiado e Revistas. O resultado mostra de que forma literatura e arte, passado e presente, se podem cruzar de forma coerente e harmoniosa, dando corpo a um percurso fulcral da história portuguesa contemporânea: o triunfo da ideia republicana de cidadania, a instauração do regime, a participação de Portugal na I Grande Guerra e a vida política, social, cultural e artística deste período”.
In: Apresentação da exposição

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Livros e contos com sabor a Noz

Livros e contos foram ingredientes fortes na Feira do Livro em Penela, este ano integrada nas Festas de S. Miguel e da já histórica Feira das Nozes. As Escolas, as Instituições e o público em geral tiveram a oportunidade de participar nas várias actividades propostas e adquirirem livros.
Bons momentos no Sotão d' Avó ...
... para uma Hora do Conto com os avós Manel e Maria.

Cumpriu-se o propósito:
«Chega mais perto e contempla as palavras.» Carlos Drummond de Andrade

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Margarida Gama de Oliveira - Autora Concelhia


Naquele vale

a casa onde nasci.
A casa onde senti
que havia sol
mãe
um mar de pão
um pai
a dor

leite e amor
água e mel
e uma caneta preta para escrever a vida …




Da cidade do campo dos sorrisos” livro de poemas da autora concelhia, Margarida Oliveira, e que foi apresentado na Feira do Livro-2010 de Penela, no passado dia 25 de Setembro, pelo poeta José do Carmo Francisco.
1ª edição pela Corpos Editora.

Margarida Gama de Oliveira, nasceu a 18 de Janeiro de 1935, na Quinta do Vale do Espinhal, Concelho de Penela. Fez os estudos secundários em Coimbra, no colégio Alexandre Herculano. Frequentou a Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras, Curso de Filologia Romântica, vindo a licenciar-se na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, onde concluiu também o curso de Ciências Pedagógicas. Mais tarde foi estagiária na Escola Francisco Arruda. Trabalhou durante trinta e seis anos no Ensino, desde o Liceu Salvador Correia, em Luanda, Angola, quer dando aulas, quer exercendo vários cargos, como o de Metodóloga de Português, em Oeiras, na Escola EB 2+3 de Miraflores e na Escola da Achada, na cidade da Praia, ilha de Santiago, arquipélago de Cabo Verde.
Publicou “Malhada Velha – um lugar na Serra no Concelho de Penela – Estudo Etnográfico, Linguístico e Folclórico”, “A Serração da Velha” – Separata da Revista Lusitana, “Histórias Tradicionais da República de Cabo Verde", "A varanda das Dez Janelas” – Conto, “ Paralelismos” – Poemas. Faz parte de algumas Antologias e tem colaborado em Jornais e Revistas.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

FEIRA DO LIVRO - 2010

Está a decorrer, desde o dia 22, a Feira do Livro no Parque de Águas Romanas. Um espaço dedicado à cultura e entretenimento veiculados pelo livro e, as muitas actividades propostas no programa.
De salientar, o tempo para a Hora do Conto no Sótão da Avó, uma recriação da equipa da Biblioteca, direccionada para os mais pequenos; “Ler juntos – hora do conto para pais e filhos” – que não faltará à feira, desta vez, com a contadora Clara Haddad, presença constante no evento, e que animará, também, um Serão de Contos na próxima terça-feira – 21 Horas.
Um último recado: não perca a oportunidade de comprar livros a preços irresistíveis. Até 30 de Setembro!

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Feira das Nozes - Penela 2010

De 24 a 29 de Setembro Penela vai estar em FESTA.
Fagrip, Gastronomia, Espectáculos, Diversão e a Feira das Nozes, num vasto programa que importa conferir no site do Município.
A reter, ainda, a realização da FEIRA DO LIVRO durante o certame.



quarta-feira, 8 de setembro de 2010

REGRESSO ÀS AULAS. Mais uma aventura com livros ...

Está prestes a iniciar-se o ano lectivo 2010/2011 com novos livros, sobretudo, os manuais escolares.
Assim, partindo desta realidade, a Biblioteca Municipal apresenta uma pequena mostra bibliográfica com livros versando matérias de estudo e, apontando, também, para as obras de referência ao dispor para consulta.
Uma iniciativa que dá conta do papel complementar e insubstituível da biblioteca no universo da escola e dos estudos.

«A biblioteca pública - porta de acesso local ao conhecimento - fornece as condições básicas para uma aprendizagem contínua, para uma tomada de decisão independente e para o desenvolvimento cultural dos indivíduos e dos grupos sociais.
(…)
A biblioteca pública é o centro local de informação, tornando prontamente acessíveis aos seus utilizadores o conhecimento e a informação de todos os géneros.»
MANIFESTO DA IFLA/UNESCO SOBRE BIBLIOTECAS PÚBLICAS, 1994.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

FLUVIOTECA - A Biblioteca na Praia Fluvial da Louçaínha


















Já teve início a
FLUVIOTECA
– A Biblioteca Municipal na Praia Fluvial da Louçaínha.
Esta actividade foi, este ano, programada para funcionar aos fins-de-semana de 15 de Julho a 29 de Agosto, das 14h30 e 18h30.Assim, os utilizadores terão à sua disposição livros, jornais, revistas e jogos para empréstimo.
Mergulhe na leitura!

quarta-feira, 7 de julho de 2010

"ESTORIAS REPUBLICADAS: impressões que fazem história"

Está patente, na sala de leitura da biblioteca, a exposição bibliográfico-documental Estórias republicadas: impressões que fazem história organizada pela Imprensa da Universidade de Coimbra e apoios da Secção de Comunicação do Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da FLUC e do Teatro Académico de Gil Vicente.
A exposição procura ser uma viagem pela História de Portugal desde a fundação da IUC (em 1772, pelo Marquês de Pombal) até aos nossos dias, dando-se alguma relevância à instauração da República, uma vez que este ano se comemora o seu centenário.

Está organizada em três períodos distintos:


- A IUC nas convulsões dos sécs. XVIII e XIX: a reforma pombalina da UC, as Invasões Francesas (ex: a história do Batalhão Académico de Coimbra, o aparecimento do 1.º jornal de Coimbra: Minerva Lusitana, etc.), as lutas liberais (ex: uma tipografia de campanha ao serviço de D. Miguel), a Lei da Rolha, etc.

- A implantação da República, a figura e a obra de Joaquim de Carvalho (maçon, republicano e democrata, foi o mais ilustre director da história da IUC), e o encerramento compulsivo da Imprensa da UC por Oliveira Salazar (em 1934).

- A situação da IUC hoje em dia, no contexto cultural de Coimbra e da Região Centro e os seus projectos para o futuro (edições, novas colecções, livrarias, actividades culturais no âmbito do livro, da leitura e da gestão editorial, etc.).

Até ao dia 15 de Julho estará a tempo de visitar esta exposição itinerante (no período normal de funcionamento da biblioteca).

quinta-feira, 1 de julho de 2010

DIA MUNDIAL DAS BIBLIOTECAS

Sala de leitura da nossa biblioteca

"Nenhum lugar proporciona uma prova mais evidente da vaidade das esperanças humanas do que uma biblioteca pública." (Samuel Johnson)

terça-feira, 18 de maio de 2010

sábado, 24 de abril de 2010

TRIBUTO A ZÉCA AFONSO

Tributo a Zéca Afonso - Foi um espectáculo singular e memorável, que teve lugar ontem e hoje, pelas 21.30 horas, no Auditório Municipal. Organizado por um grupo de Amigos do Zeca, Mário Mata e Encerrado para Obras que, com muitas outras vontades, recriaram as canções de Zeca Afonso perante um público entusiasta e participativo. Foi prestado um tributo ao homem e cantor Zéca Afonso. E, assim, foi também celebrado o 25 de Abril.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

DIA MUNDIAL DO LIVRO

Um livro faz-me mais rico
O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril.
A DGLB – Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas, este ano, articula esta data com o Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social.
Os cartazes que assinalam as duas efemérides são da autoria do ilustrador José Manuel Saraiva.

terça-feira, 20 de abril de 2010

VAMOS LER JUNTOS ... hora do conto para pais e filhos

A Hora do Conto para pais e filhos é uma actividade mensal, iniciativa da Biblioteca Municipal de Penela e, que já faz sucesso pela afluência de pequenos e graúdos.
VAMOS LER JUNTOS é o mote para o encontro de toda a família à volta dos livros.
Irá estar connosco a contadora Helena Faria da CAMALEÃO, Associação Cultural.
Amanhã, pelas 18,30 Horas.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL


UN LIBRO TE ESPERA. BÚSCALO
Había una vez
un barquito chiquitito,
que no sabía,
que no podía
navegar.
Pasaron un, dos, tres,
cuatro, cinco, seis semanas,
y aquel barquito,
y aquel barquito
navegó.
Um livro espera-te. Procura-o
Era uma vez
um barquinho pequenino,
que não sabia,
não podia
navegar.
Passaram uma, duas, três,
quatro, cinco, seis semanas,
e aquele barquinho,
aquele barquinho
navegou.
«…não esperes mais, estende a tua mão, pega num livro, abre-o, lê: descobrirás, como na cantiga da minha infância, que não há barco, por pequeno que seja, que em pouco tempo não aprenda a navegar. »
in: mensagem de incentivo à leitura dirigida às crianças de todo o mundo publicada pela IBBY (International Board on Books for Young People), este ano da autoria da escritora espanhola Eliacer Cansino (Sevilha, 1954).

Cartaz português, publicado pela DGLB e de autoria de Madalena Matoso, vencedora da 13ª edição do Prémio Nacional de Ilustração.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Celebrar a poesia com José Fanha


O poeta e escritor JOSÉ FANHA vai estar no Auditório Municipal de Penela , amanhã, 26 de Março, pelas 10.00 Horas, no âmbito das comemorações da semana da poesia promovida pela Biblioteca Municipal, em colaboração com a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Penela.
José Fanha nasceu em Lisboa (1951), licenciou-se em arquitectura, foi professor do Ensino Secundário. Actualmente, dramaturgo, guionista para televisão e cinema. Ainda, poeta, declamador, autor de letras para canções e de histórias para crianças. Tem vindo a desenvolver um trabalho intenso de divulgação da poesia e promoção do livro e da leitura, em Bibliotecas e Escolas um pouco por todo o país.
Agora, entre nós!
Deixemos falar a sua e nossa poesia!

sexta-feira, 19 de março de 2010

DIA DO PAI


A Biblioteca lembra hoje, especialmente, todos os pais, desejando-lhes um dia feliz!
Assinalando a data, são deixadas várias sugestões de leitura. A escolha é do leitor!

sexta-feira, 12 de março de 2010

Oficina de Escrita Criativa - 16 de Março

Durante o mês de Março, têm decorrido as oficinas de escrita criativa direccionadas para o público da Escola Básica Infante D. Pedro. Os alunos, com a ajuda dos respectivos professores e animadoras da Biblioteca, exercitam, assim, as suas capacidades de recriar o mundo que os envolve.
Agora, é a vez dos adultos, aprenderem, também, algumas técnicas de escrita.
Um desafio!!! Não esqueça, dia 16 de Março, às 17.00 Horas.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Oficinas de Teatro

«actores somos todos nós, e cidadão não é aquele que vive em sociedade: é aquele que a transforma." Augusto Boal
Biblioteca Municipal
INSCRIÇÕES GRATUITAS!

quinta-feira, 4 de março de 2010

MARÇO promete!

O mês de Março é rico em comemorações de dias nacionais e internacionais, por isso, a Biblioteca de Penela tem para oferecer um leque diversificado de actividades que reflectem algumas temáticas, visando sempre dar voz ao LIVRO.
De resto, soltem-se as palavras e tudo pode acontecer:
ESCRITA CRIATIVAMULHERNATUREZA
POESIATEATRO HORA DO CONTOCONTOS PARA A HORA DO CHÁ
8 de Março - Dia Internacional da Mulher – 18.30h - Contos para a hora do chá – sessão de contos para as mulheres; Actividade paralela destinada aos mais pequenos: Vem brincar no papel – (origamis, tangran, e expressão plástica);
8 a 16 de Março - Projecto Sophia - itinerâncias pelas Escolas e Jardins de Infância;
16 de Março – 17.00h – Oficina de escrita criativa destinada ao público em geral;
17 de Março – 18.30h - LER JUNTOSHora do conto para pais e filhos, com Helena Faria da Associação Cultural Camaleão;
26 de Março - 10.00h - Ó autor José Fanha na Biblioteca;
Entretanto:
- Terças e quintas (tardes): oficinas de escrita criativa direccionado para o 1º CEB - EBI Penela
- Quartas feiras ( tarde): oficinas de Teatro, cuja apresentação de trabalhos será no Auditório Municipal no dia do Teatro em 27 de Março;
- A casa das histórias – público-alvo Pré-escolar com visitas à Biblioteca;

Leituras e Contos do Arco da Velha - visita às IPSS do Concelho:
30 de Março -10.00h – SCMPenela ; 14.00h – Centro de dia Rabaçal.
31 de Março – 10.00h – Lar Espinhal; 14.00h – Dentro de Dia Cumieira.