sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Faleceu Maria José Moura, "mâe" da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas

Faleceu, hoje, em Lisboa, Maria José Moura, responsável pela criação da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.

A imagem pode conter: 1 pessoa, a sorrir, em pé e sapatos22 h

Maria José Moura, responsável pela criação da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, morreu hoje em Lisboa.
Maria José Moura era considerada, por muitos, a "mãe" da Rede de Bibliotecas Municipais. As diversas homenagens que lhe foram feitas, em Portugal e no estrangeiro, reconheceram a mulher que serviu a causa das bibliotecas durante toda a vida. A DGLAB, organismo que sucedeu ao IPLB e DGLB, lamenta profundamente esta perda.
Maria José Moura era licenciada em Ciências Históricas e Filosóficas, com especialização no Curso de Bibliotecário Arquivista pela Universidade de Coimbra.
Foi Diretora dos Serviços de Documentação da Universidade de Lisboa até 1987.
Em 1986, foi coordenadora e redatora do Relatório do Grupo de Trabalho nomeado pela Secretária de Estado da Cultura, com o objetivo de definir as bases de uma política nacional de leitura pública, e onde se apontavam as medidas imediatas de intervenção, bem como orientações conceptuais e programáticas sobre as bibliotecas a criar e que estiveram na génese da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.
Durante longos anos, e até 2006 - data em que se aposentou -, foi Diretora de Serviços de Bibliotecas do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, a que se seguiu a Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas, do Ministério da Cultura.
Foi, simultaneamente, Coordenadora Geral do Projeto do Inventário do Património Cultural Móvel, Delegada Nacional do PGI/UNESCO, Vice-Presidente do Conselho Superior de Bibliotecas, responsável pelo National Focal Point – Telematic for Libraries Program e membro do Information Society Forum (Bruxelas). Integra a Comissão de Honra do Plano Nacional de Leitura.
Foi sócia fundadora da BAD, de que era Associada Honorária, e onde desempenhou as funções de Presidente da Direcção, Presidente da Assembleia Geral e, mais recentemente, de Vice-Presidente do CDN.
Integrou entretanto os Comités Permanentes da IFLA “ Public Libraries” e “ Library Buildings and Equipment”.
Condecorada com a Ordem do Mérito, recebeu também (1998, Amesterdão) o Prémio Internacional do Livro, por proposta da IFLA.
Foto: Susana Lopes
Acedido em Livro.DGLAB

Sem comentários: